Os motociclistas do município de Castelo, interior do Estado, serão contemplados com a campanha “Motociclista- Coloque em prática as leis de trânsito”, nesta quinta-feira (01). As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Polícia Militar, Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), Sindicato dos Motociclistas do Espírito Santo (Sindimotos) e Prefeitura iniciam as abordagens às 9h30, no Centro do município.
Castelo possui uma frota de 17 mil veículos, dos quais 27% são motocicletas, por isso, o objetivo das ações é destacar a importância do respeito às leis de trânsito como forma de evitar acidentes.
De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, “o índice de acidentes envolvendo jovens e motociclistas tem crescido bastante nos últimos anos, por isso, temos firmado parcerias importantes, para mobilizar a sociedade e reduzir esses índices, nosso objetivo é preservar vidas”, declarou.
Paulo Lemos disse, ainda, que a ação ocorrerá a partir das 9h30 e terá duração mínima de três horas. “Vamos mobilizar uma equipe de 35 pessoas e esperamos abordar o maior número de condutores possível, por isso, demos prioridade ao Centro do município”, informou.
Durante as ações em Castelo será montado um pit stop educativo, com três tendas. Cada uma realizará uma atividade diferente voltada para os motociclistas.
Tenda Educação: Abordagens aos condutores sobre comportamento seguro nas vias, dicas de pilotagem segura e médico, que vai aferir a pressão arterial com orientações de saúde. Os motoristas receberão material educativo.
Tenda Mecânica: Avaliação das motocicletas e algumas correções, realizada por um mecânico.
Tenda Serviço: Consulta ao sistema de veículos com orientação sobre a situação da motocicleta, procedimentos para regularização e também consulta ao sistema de habilitação com orientações sobre renovação, mudança de categoria e outros.
A campanha atua desde 2007, é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Detran|ES e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) para reduzir o número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay