04/02/2009 08h18 - Atualizado em 12/12/2017 11h05

Detran/ES e PM intensificam fiscalização em Guarapari

As blitze dos programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’ estão sendo intensificadas neste verão nos balneários de Guarapari. Somente no último fim de semana, no município, 16 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida nas ações dos dois programas. Dos motoristas que tiveram a carteira retida, 13 foram encaminhados à delegacia de polícia mais próxima.

A operação do último fim de semana, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), em parceria com o 10º Batalhão da Polícia Militar de Guarapari (10º BPM), abordou mais de mil condutores e realizou cerca de 60 testes do bafômetro. Apesar do baixo número de testes, muitos condutores foram flagrados embriagados, o que demonstra a necessidade de intensificar as ações no município.

De acordo com a diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), Luciene Becacici, durante todo o verão e no Carnaval as blitze serão reforçadas na região. “Sabemos que há um aumento muito grande no fluxo de veículos em Guarapari no verão. Nesta época, no município, também há muito agito e badalação. O nosso intuito é salvar vidas, e onde pudermos agir de forma preventiva, nós estaremos lá”, ressaltou.

Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, depois de constatado a concentração de álcool acima de 0,3 decigramas por litro de ar expelido pelos pulmões, eles têm a carteira de habilitação apreendida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70. O condutor flagrado pode ter o direito de dirigir suspenso de quatro a doze meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES