O programa ‘Madrugada Viva’, que é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Militar (PMES), fiscaliza neste fim de semana a Grande Vitória, e os municípios de Pancas, Marataízes, Itapemirim e Nova Venécia. Além das abordagens do programa, o Detran/ES estará presente nesta sexta feira (24), e sábado (25), na Festa da Cidade de Nova Venécia com um estande no local, e distribuição de material educativo das campanhas realizadas pelo órgão.
Os condutores abordados durante as blitze do ‘Madrugada Viva’ recebem informações sobre os efeitos do álcool no organismo, e aqueles que apresentam sinais de embriaguez são submetidos ao teste do bafômetro.
Se a embriaguez for comprovada, os condutores são punidos com multa no valor de R$ 957,70, tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, e o veículo retido até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para levar o veículo.
Quem estiver com teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o equivalente a duas latas de cerveja, será encaminhado também à Delegacia mais próxima.
Segundo a gerente de educação de Trânsito do Detran|ES, Rosane Giuberti, o programa tem como objetivo reduzir o número de vitimas fatais na faixa etária entre 18 e 29 anos, nos acidentes decorrentes a mistura Álcool X Direção. “Os números apontam que os jovens capixabas correspondem a 31% das vítimas fatais no trânsito e que a maior parte dos acidentes ocorrem nos fins de semana, entre 2 às 5 horas”, explicou
Rosane disse ainda, que os efeitos do álcool se iniciam no exato momento em que o condutor começa a beber. Muitas pessoas acreditam em mitos, como: bebida forte ou bebida leve, e isso não existe, “dirigir exige boas condições de atenção, raciocínio e execução de tarefas complexas, além disso, a lei de tolerância zero é clara”, disse.
A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, determina que o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa, suspensão de habilitação, e até mesmo responder criminalmente. O grau dessa punição será determinado pelo resultado do teste realizado com o etilômetro (bafômetro).
Efeitos do Álcool
• O álcool reduz a capacidade de reação e os reflexos.
• Diminui a visão periférica.
• Altera o controle corporal causando desequilíbrio e dificuldade de marcha.
• Aumenta a agressividade.
• Causa sono
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay