30/09/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h19

Detran|ES e SEBRAE/ES firmam parceria inédita no país

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) firmou nesta sexta-feira (01) uma parceria inédita no Brasil com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (SEBRAE /ES). A iniciativa visa beneficiar 1.878 credenciados do Detran|ES.

A capacitação será gratuita e envolverá transportadores escolares, fabricantes de placas, despachantes, profissionais de Centros de Formação de Condutores (CFCs), clínicas médicas e psicológicas, pátios de veículo apreendidos e empresas que ministram cursos de trânsito.

O objetivo é oferecer aos credenciados as condições necessárias para a competitividade econômica e qualidade no atendimento, aumentando o profissionalismo no setor. Os agentes poderão participar de cursos que incluem atendimento ao cliente e noções de empreendedorismo, entre outros.

A primeira categoria a ser beneficiada com a capacitação do SEBRAE/ES será a de transportadores escolares.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, este é mais um passo para a melhoria dos serviços prestados à população. "Mais uma vez buscamos alternativas para aumentar a satisfação tanto dos nossos credenciados, quanto das pessoas que utilizam os serviços. Queremos que todos sejam atingidos de forma positiva", afirmou Ferraz.

O diretor-superintendente do SEBRAE/ES, José Eugênio Vieira, garantiu que as melhorias serão visíveis para todos. "Vamos atender a quase duas mil empresas, sendo a grande maioria delas empreendimentos de micro ou pequeno porte. Muitas são empresas de famílias, onde alguns não têm uma visão de que os negócios podem crescer. Para isso, os credenciados terão aulas de introdução aos negócios e empreendedorismo, tendo mais oportunidades para atender melhor seus clientes", explicou José Eugênio.

A assinatura da parceria entre o Detran|ES e SEBRAE/ES aconteceu nesta sexta-feira (01), no auditório do Detran|ES. Estiveram presentes no evento o diretor geral do órgão, Marcelo Ferraz; a diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti; o diretor de Habilitação e Veículo do Detran|ES, Josias Coelho Matos; o diretor de atendimento do SEBRAE /ES, Ruy Dias de Souza; o diretor superintendente do SEBRAE /ES, José Eugênio Vieira; e o diretor técnico do SEBRAE/ES, Benildo Denadai.

Credenciados

Muitos agentes credenciados do Detran|ES também participaram do evento, lotando o auditório do órgão. Todos elogiaram a parceria e se mostraram entusiasmados com a expectativa de crescimento profissional.

A diretora do Sindicato dos Transportadores Escolares  do Espírito Santo (Sintees), Carmem Verônica Loureiro, afirmou que a iniciativa é muito positiva para os profissionais. "O transporte escolar tem que ir para frente, sempre avançando. O curso oferecido pelo SEBRAE/ES vai trazer inúmeros benefícios para o transportador escolar, que agora é reconhecido. Esta parceria veio em muito boa hora, pois em qualquer setor empresarial você tem que ter qualificação, se não a atividade não progride".

O instrutor do Centro de Educação Profissional do Espírito Santo (CEPES) - empresa credenciada para dar cursos de trânsito -, Júlio Cesar Santana Matos, parabenizou a parceria e acredita que os resultados serão positivos. "Eu acho fundamental qualificar, oferecer ferramentas para o credenciado levantar os custos, os valores envolvidos, isso é essencial para o profissionalismo. Se não houver este desenvolvimento corre-se o risco de ficar uma coisa caseira, amadora", explicou Júlio Cesar.

Segundo o presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Espírito Santo (Sindespees), Valdemar Luiz Coutinho, a parceria vai garantir que o treinamento do SEBRAE/ES chegue a todos os credenciados do Detran|ES.

"Quando fizemos um planejamento estratégico no sindicato, um dos nossos tópicos era fazer um treinamento no SEBRAE/ES. Com a intervenção do Detran|ES todos serão beneficiados. A maioria dos despachantes é micro empresário, que trabalha com a família e precisa dessa capacitação para crescer profissionalmente e também financeiramente", garantiu Valdemar Luiz.

O presidente do Sindicato das Autoescolas do Espírito Santo, Osvaldo Maturano, enfatizou o pioneirismo do Detran|ES, ao propor a parceria inédita no país.

"Houve uma reunião da Federação Nacional das Autoescolas e a oferta de capacitação profissional à categoria está na pauta, enquanto que aqui no Estado isso já é uma realidade. Não é porque é uma empresa pequena que o serviço tem que ser ruim. É preciso levar à sociedade um produto final de qualidade, um bom atendimento, um bom serviço", disse Maturano.

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382