24/09/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h19

Detran|ES encerra Semana Nacional de Trânsito com passeio motociclístico

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) encerrou a Semana Nacional de Trânsito neste sábado (25) com um passeio motociclístico pelas cidades de Vitória e Vila Velha. Durante toda a semana, no Estado, os motociclistas foram alvo de blitze educativas e palestras.

O passeio começou às 10 horas na Praça do Papa, em Vitória, e contou com a participação de cerca de 50 motociclistas, a maioria integrantes de motoclubes, que vieram da Grande Vitória e também do interior do Estado, como Linhares. O evento contou também com a participação do Sindicato dos Motociclistas (Sindimotos).

Fazendo muito barulho com o ronco dos motores e com as buzinas, os motociclistas passaram pela Terceira Ponte com destino ao Convento da Penha, em Vila Velha.

Durante todo o passeio, eles foram escoltados por policiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Por onde passavam, os motociclistas chamavam a atenção da população, que acenava e parava para ver as motos passando. O passeio terminou no campinho do Convento, onde os motociclistas receberam a benção do Frei Valdecir Schwambach.

O diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, encerrou o evento agradecendo a participação de todos os motociclistas e informando que as ações voltadas aos motociclistas vão continuar.

"O nosso objetivo é prevenir os acidentes de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas, que aumentaram muito durante os últimos anos. Para isso, vamos continuar com atividades educativas e também punitivas em todo o Estado", afirmou Ferraz.

Aprovação

Todos os motociclistas que participaram do evento aprovaram a iniciativa do Detran|ES e se mostraram muito satisfeitos com todas as ações que foram desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito, realizado do dia 18 ao dia 25 de setembro.

O presidente do motoclube Mottrucker, Hugo Santos, resumiu o passeio realizado pelo Detran|ES em uma palavra: "maravilhoso". Segundo ele é preciso que o órgão realize outras ações como as da última semana. "É como aquele ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Com ações como estas, vamos conseguir colocar na cabeça de todos os condutores a importância de seguir as leis, de respeitar o próximo", afirmou Hugo.

O presidente do Afro-Brasil Moto Grupo, Alípio Fernandes, também aprovou as ações. "Nota mil para o Detran|ES. Uma iniciativa que não pode parar. É preciso desenvolver essas ações em outros municípios, atingir o máximo de motociclistas possível, para conseguirmos modificar o trânsito e torná-lo mais seguro para todos", sugeriu Alípio.

Tema diferente

O Espírito Santo foi o único Estado do Brasil onde o tema da Semana Nacional de Trânsito foi diferente. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu como tema a cadeirinha e o cinto de segurança. Porém, aqui, devido ao grande número de acidentes envolvendo motos, as atenções foram voltadas aos motociclistas.

A motivação para concentrar esforços para diminuir o número de acidentes está no grande número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Em 2006, o número de atendimentos a vítimas, feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), foi 461. Em 2007, o número de atendimentos foi 957; em 2008, 1.506 em 2009 foram 3.512 atendimentos a acidentados e até junho de 2010, foram 2.127 atendimentos.

Ações

A Semana Nacional de Trânsito começou no dia 18 de setembro e para marcar a abertura, o Detran|ES realizou uma abordagem educativa a motoristas que paravam no semáforo em frente ao órgão, na Reta da Penha, em Vitória.

Durante o evento, equipes de educação do Detran|ES, servidores do órgão e funcionários de Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado aplaudiram os motoristas que usavam cinto de segurança.  Os condutores e passageiros que não usavam o cinto eram incentivados a colocar o equipamento e recebiam orientações sobre a importância da atitude. Cerca de 600 motoristas foram abordados.

Blitze educativas

De segunda (20) a sexta-feira (24), diversas blitze educativas foram realizadas na Grande Vitória pelo Detran|ES, em parceria com a Polícia Militar. Durante os dias, quase 900 motociclistas foram abordados. Destes, cerca de 400 tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida porque foram flagrados cometendo alguma infração de trânsito e receberam uma licença provisória para circular.

Para reaver o documento original todos os condutores precisaram assistir a uma palestra e ao vídeo produzido pelo Detran|ES em parceria com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado. O vídeo mostra cenas reais de acidentes envolvendo motociclistas, depoimentos de policiais sobre as infrações de trânsito, além do testemunho de vítimas que tiveram sequelas graves após se envolverem em acidentes.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, é preciso chamar a atenção de todos que usam as vias públicas para o respeito que se deve ter no trânsito."Durante esta semana falamos com vários motociclistas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes. Porém, também é preciso que os outros veículos, e também pedestres, respeitem as motos. É importante que todos aprendam a conviver com os outros, há espaço para todos no trânsito", enfatiza Ferraz.

Continuação

Embora a Semana Nacional de Trânsito termine neste sábado (25), o Detran|ES continuará com ações de conscientização junto aos motociclistas. A partir de outubro as blitze educativas serão estendidas para municípios do interior, com prioridade aqueles que têm a maior frota de motocicletas.

O vídeo apresentado aos motociclistas infratores também será reproduzido nas salas de aula dos cursos dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) a partir de outubro, alcançando assim o objetivo do Detran|ES de conscientizar os novos condutores.

Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382