09/12/2008 17h30 - Atualizado em 12/12/2017 11h04

Detran/ES implanta novo sistema no Estado e proporciona comodidade ao cidadão para consultas sobre veículos na Internet

Os condutores do Espírito Santo, que precisam de informações sobre veículos, não precisam mais se dirigir às Ciretrans e Postos de Atendimento Veicular (PAVs), para conseguir o que desejam. Com o novo sistema de veículos, o DetranNet, todas os serviços de consultas sobre veículos, podem ser facilmente acessados pelo site do órgão: www.detran.es.gov.br. Para tanto, basta preencher os seguintes campos na página principal: placa do veículo e RENAVAM.

O DetranNet abrange todos os sistemas corporativos de veículos, integrados aos sistemas de registros nacionais. Desta forma, é possível verificar em tempo real todas as informações sobre determinado veículo, tais como: infrações de trânsito, andamento de recurso de multas, restrições judiciais, comunicação de venda e alienação, licenciamento, impedimentos, nome do proprietário anterior, débitos, histórico de processos e os que estão em andamento.

É possível, ainda, verificar se o veículo tem alguma restrição à venda. Assim, caso o veículo tenha sido alienado, o condutor pode constatar se há alguma pendência junto à financeira. Um dos novos serviços disponibilizados é o acompanhamento de todos os processos que estejam tramitando junto ao órgão, como a alteração de característica, transferência de propriedade e até o acompanhamento dos recursos de multas.

Agilidade

O DetranNet tem como principal objetivo melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão nas Ciretrans e Postos de Atendimento Veiculares (PAVs), o operador digita o número da placa de um veículo no novo sistema, todo o histórico aparece na tela. Multas e restrições são visualizadas rapidamente, diminuindo, desta forma, o tempo de atendimento.

Segurança

A página principal do portal é composta por links de interesse dos operadores do sistema, com dados atualizados da frota e notícias sobre trânsito. O portal funciona com rígidos critérios de segurança, integrando os sistemas operacionais, o banco de dados e as aplicações, de forma a permitir ao operador acesso restrito a sua área funcional. Todos os acessos são rastreáveis, e é possível saber, efetivamente, quem realizou determinada mudança no cadastro de um veículo. Além disso, o controle da emissão de documentos como CRV (Certificado de Registro de Veículos) e CRLV (Certificado de Licenciamento de Veículos) ficou mais rigosoro.

De acordo com o diretor de Habilitação e de Veículos do Detran/ES, Marcelo Ferraz, o Governo do Estado tem como prioridades a melhoria na qualidade dos serviços e a desburocratização. “Estamos trabalhando para alcançar a excelência no atendimento das nossas Ciretrans e PAVs, com o objetivo de proporcionar ao cidadão um serviço de qualidade”, declarou.

Ele disse ainda, que a implantação do DetranNet faz parte do novo modelo de atendimento do Detran/ES. “Estamos em fase de pequenos ajustes para garantir a qualidade e segurança do novo sistema”, informa.

No sistema anterior eram muitas janelas, e uma simples consulta podia exigir a abertura de várias delas, o que o tornava o processo de consulta mais demorado. Com a implantação do DetranNet, as consultas com referência a um determinado veículo estarão disponíveis em um único local, de forma a facilitar a navegação e diminuir a espera pelo atendimento.

Últimos ajustes

Com uma frota aproximada de mais de 1,07 milhões de veículos no Estado, o DetranNet teve o desafio de transpor todos os 8 milhões de dados do sistema anterior, para a atual base cadastral. Para tanto, todas as Ciretrans e PAVs ficaram temporariamente fechadas para o atendimento ao público, nos dias (01) e (02) de dezembro. Contudo, mesmo com o sistema implantado, faz-se necessário os últimos ajustes. Deste modo, na última quarta (04) e quinta-feira (05), para poder realizar uma auditoria nos dados cadastrais, o órgão não emitiu os documentos de veículos.

Inicialmente, a única função do novo sistema que ainda não estava em operação após o período de paralisação das Ciretrans, era a emissão do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, as Ciretrans de Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra e demais municípios do interior já estão emitindo os documentos. Duas equipes do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) foram formadas para atender os municípios do Norte e do Sul do Estado.

As demandas dos usuários nas Ciretrans e PAVs que não puderem ser finalizadas no mesmo dia serão concluídas internamente, com prioridade, e os documentos vão ser enviados para a residência dos condutores.

Assessoria de Comunicação do DETRAN/ES
Vivian Camargo