17/07/2012 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h24

Detran|ES implanta programa "Sinal Verde para a Sustentabilidade"

Motivar atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente e garantir a continuidade dos recursos naturais para o futuro do planeta. Esse é o principal objetivo do programa Sinal Verde para a Sustentabilidade, lançado nessa terça-feira (17). O projeto é uma iniciativa do Detran|ES, realizado junto aos servidores e coordenado pela Comissão de Gestão de Qualidade do órgão.

Durante a solenidade de lançamento foi iniciada a primeira ação do programa: a instalação de lixeiras para coleta seletiva do lixo seco (vidros, plásticos, papéis, etc.) e úmido (restos de alimentos, papel higiênico, etc.). Os servidores serão orientados a reaproveitar materiais e também a adotar medidas de economia de energia e água.

O projeto foi apresentado pelo representante da Comissão da Gestão da Qualidade do Detran|ES, Carlos Eduardo Pacífico, que destacou os benefícios esperados com a implantação. "Com as ações propostas vamos ajudar na redução da exploração dos recursos naturais, além de possibilitar a reciclagem de materiais que iriam para o lixo. Consequentemente, estaremos ajudando também na geração de renda e emprego para as associações de catadores".

O diretor de Habilitação e Veículos do órgão, Claudio de Almeida Thiago Soares, falou sobre os desafios que os servidores terão na execução das ações e comparou-os com o cinto de segurança: "Tempos atrás, usar o cinto de segurança era praticamente uma guerra. Hoje, as pessoas entram no veículo e se não o colocam, sentem que falta algo. Enfim, tudo é questão de hábito. Da mesma forma ocorre com a questão da sustentabilidade. Com pequenas atitudes, como a da separação do lixo, vamos ajudar na absorção dessa cultura", disse.

O lançamento contou também com a presença do secretário de Serviços Gerais da Prefeitura de Vitória, Romário Casto, que reforçou a importância de ações como as que estão sendo adotadas pelo Detran|ES: "É um momento oportuno. Precisamos praticar mais a coleta seletiva, caso contrário, daqui há alguns anos vamos chegar a uma situação em que não terá onde depositar todo o lixo descartado".

Outra participação importante foi a da funcionária da Ceturb-GV, Neila Scalser, que apresentou o projeto Prosa Sustentável. Implantado em 2009, o programa possui diversas campanhas ligadas às questões sustentáveis como a da reciclagem de garrafas PET, coleta de pilhas e baterias, entre outras. Neila ressaltou a responsabilidade de cada um no processo de preservação da natureza. "Não adianta achar que estamos isolados desses problemas. Não é uma onda que veio e vai passar. É uma questão a ser enfrentada por todos", destacou.

Ao final do evento, cada servidor recebeu uma muda de planta nativa da mata atlântica e um marcador de página feito com papel reciclado, contendo informações sobre o que é lixo seco e úmido. Dessa forma, as atitudes sustentáveis não ficarão restritas ao ambiente de trabalho, podendo ser transmitidas às famílias, amigos e pessoas próximas.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES Karyna Amorim / Vinícius Yungtay Tels: (27) 3137-2627 / 9944-1358 Karyna.amorim@detran.es.gov.br viniciusyungtay@detran.es.gov.br Texto: Vitor Possatti