A partir desta sexta-feira (29), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) iniciam as operações do programa ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’ na Grande Vitória, e nos municípios de Guarapari, Aracruz e São Mateus.
As operações têm como objetivo fiscalizar e conscientizar os motoristas. A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", determina que o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.
De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 – infração gravíssima – além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.
A ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas. Essas modificações podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.
Os voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’ estarão presentes nas operações de fiscalização, levando a mensagem de valorização da vida e respeito ás leis de trânsito.
No domingo (31) ocorre a ação educativa ‘Salva Vida Urgente’ na Praia de Camburi em Vitória. Com muita animação, voluntários do programa vão abordar os banhistas usando maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, além de várias brincadeiras e performances teatrais, para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Vinícius Yungtay
Texto: Lorena Machado