01/02/2010 14h16 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Detran|ES inicia campanha do Transporte Escolar nas escolas a partir desta terça-feira (02)

Nesta segunda-feira (01) muitas crianças já começaram a voltar das férias, e é comum nesta época do ano os pais procurarem pelos serviços de transporte escolar. No entanto, os responsáveis pelas crianças devem ficar atentos, pois a atividade necessita de uma série de requisitos, tanto para o condutor como para o veículo transportador.

Para ajudar os pais neste momento tão importante, sobretudo quando se trata da segurança dos seus próprios filhos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) inicia, a partir desta terça-feira (02), uma programação especial de visita a diversas escolas da Grande Vitória, com o intuito de esclarecer os pais sobre os cuidados necessários na hora de contratar o transporte escolar.

Neste ano a campanha conta com uma novidade: o apoio dos voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’ durante as abordagens aos pais e crianças. Os voluntários distribuirão panfletos educativos e orientarão os responsáveis sobre dicas de segurança. Segundo a diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti, os filhos são uma das melhores maneiras de saber se o condutor cumpre as regras de trânsito.

“É importante conversar com o seu filho sobre o comportamento do condutor e do acompanhante. Um bate-papo rápido com a criança pode revelar se este transportador corre demais, se ele chega atrasado na escola ou se usa um linguajar em desacordo com a faixa etária dos pequenos”, ressaltou.

Registro

O primeiro quesito a ser verificado, e o mais importante, é certificar-se que o veículo e o condutor da van, ou do ônibus, são registrados junto ao Detran|ES. O registro no departamento é garantia de que o veículo é vistoriado semestralmente, e de que o condutor é habilitado para este tipo de serviço.

Nas vistorias obrigatórias são verificados Itens de segurança como extintor de incêndio, pneus, faixa lateral padronizada, faróis, buzina, cinto de segurança e o estado de conservação do veículo. No site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), no tópico ‘Credenciados’, é possível verificar se o veículo é cadastrado e se está em perfeitas condições para realizar o transporte escolar. Basta digitar o número de registro do veículo junto ao Detran|ES, placa, ou o nome do proprietário.

Fatores que devem ser considerados pelos pais na hora de contratar o serviço de transporte escolar.

É obrigatório a todos os veículos de transporte escolar o termo de autorização expedido pelo Detran|ES, que deve estar fixado junto ao vidro frontal do veículo. O pai deve verificar se o documento está em dia. O termo de autorização é a garantia de que o veículo foi vistoriado pelo Detran|ES.

Nas faixas laterais e na traseira, não basta ter a palavra “escolar”. É obrigatório constar também o número de registro junto ao Detran|ES.

Verificar:

- Se o condutor é capacitado para o transporte escolar e se possui, no mínimo, habilitação na categoria D.

- Se o condutor possui o crachá de credenciamento do Detran|ES. Essa é a garantia de que ele foi habilitado e recebeu treinamento específico.

- Se o veículo é vistoriado semestralmente pelo Detran|ES e se o alvará está na validade.

- Se o condutor transporta o número de passageiros compatível com o limite do veículo.

- Todas as crianças devem estar sentadas e cada uma com o seu cinto de segurança.

- Se há uma pessoa com crachá de acompanhante para auxiliar no embarque e desembarque de crianças até a 5ª série.

- Se o tipo, estado de conservação e funcionamento do veículo atendem às exigências do CTB, artigos 136 e 137.

- A idade dos demais alunos transportados.

- Referências de outros pais. Como se comunicar com outros pais em caso de necessidade.

- Qual o itinerário e o tempo de permanência do aluno no veículo.

Confira as instituições de ensino que serão visitadas:

Horários das Abordagens: 11h30 às 13h00

Terça-feira (02)

- Colégio Darwin de Jardim da Penha (Vitória)
- Colégio NEO (Vitória)
- Escola São Camilo (Vila Velha)

Quarta-feira (03)

- Colégio Americano Batista (Vila Velha)
- Escola Ludovico Pavoni (Vitória)
- Sesi Maruípe (Vitória)

Quinta-feira (04)

- Colégio Sagrado Coração de Maria (Vitória)