O programa de educação e fiscalização ‘Madrugada Viva’, além de atuar em pontos estratégicos da Grande Vitória neste fim de semana, também estará presente nos municípios de Guarapari, Domingos Martins, Marechal Floriano e Baixo Guandu.
Na Grande Vitória e em Guarapari também haverá as ações do ‘Praia Viva’. Os dois programas são uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e visam a combater a embriaguez ao volante, além de fiscalizar e conscientizar os motoristas.
Os voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’ estarão presentes nas operações de fiscalização, levando a mensagem de valorização da vida e respeito ás leis de trânsito.
A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", determina que o condutor que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.
De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 – infração gravíssima – além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem de álcool superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.
Vida Urgente Espírito Santo
Nesta sexta-feira (26) os voluntários estarão nos bares do ‘Triângulo’, na Praia do Canto, promovendo a ação educativa “Vida Urgente no Rock”. A partir das 21 horas serão realizadas as abordagens, e os voluntários fazem o teste do bafômetro e brincam com os frequentadores dos bares em um clima de descontração e alegria.
Os testes são apenas demonstrativos, e aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas recebem um adesivo em formato de borboleta vermelha, indicando que querem uma carona para voltar para casa
No sábado (27) será a vez de Vila Velha receber os voluntários com a ação “Salva Vida Urgente”, na Praia da Costa, a partir das 9h30. Com muita animação, voluntários do programa vão abordar os banhistas usando maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, além de várias brincadeiras e performances teatrais, para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran
Sayonara Lacerda
Vinícius Yungtay