15/06/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h18

Detran|ES investe mais de R$ 1,3 milhão em sinalização nos municípios capixabas

Até o dia 20 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) concluirá obras de sinalização nos municípios de Conceição do Castelo, Pinheiros e Águia Branca. Já em Rio Bananal, Marechal Floriano, Sooretama e Montanha a conclusão das obras está prevista para agosto. Ao todo serão investidos R$ 1.335,00.

Todos os municípios contemplados receberão sinalização vertical e horizontal com a pintura e demarcação de vagas de estacionamento, faixas de pedestre e a inserção de placas indicativas de escolas, órgãos públicos, quebra molas, pontos de ônibus e de sinalização turística. Alem disso, o município de Águia Branca, recebera semáforo para otimizar o fluxo de veículos em cruzamentos.

Aa sinalizações ocorrem em parceria com as prefeituras municipais, que realizaram, cada uma, as plantas dos respectivos projetos e os submeteram à avaliação da Coordenação de Engenharia do Detran|ES, que incluiu melhorias quando necessário.

De acordo com o diretor geral do Detran, Marcelo Ferraz, os projetos de sinalização são o primeiro passo para a municipalização do trânsito. "Com esses projetos nós pretendemos dar os primeiros passos para que os municípios ganhem mais autonomia para gerenciar seu próprio trânsito. Depois de implantada a sinalização, a expectativa é que eles assumam a manutenção das vias e iniciem campanhas educativas e estatísticas de acidentes de trânsito. Na prática são as atribuições básicas que o município precisa executar para entrar no Sistema Nacional de Trânsito (SNT), no processo mais conhecido como municipalização", explicou.

Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382