14/06/2012 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h24

Detran|ES lança cartazes que ajudam pessoas a chamar táxis depois da balada

A cada dia um novo aplicativo para smartphones ou tablets é apresentado por desenvolvedores e empresas, prometendo facilitar a vida das pessoas nas mais variadas situações. Pensando na dificuldade dos frequentadores de bares em conseguir um taxi na volta para casa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) desenvolveu para a campanha "Quem sabe viver, não dirige depois de beber" um aplicativo que chama o táxi quando um código é visualizado por celulares que possuem câmera fotográfica. Os cartazes com o código estão sendo distribuídos por vários bares da Grande Vitória nesta sexta-feira (15) e já poderão ser utilizados neste fim de semana.

A tecnologia conhecida como "QR Code" cria códigos que, quando impressos, podem ser lidos pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta é muita utilizada no meio publicitário para apresentar promoções e conteúdo adicional de algum produto na Internet.

O aplicativo da campanha, porém, tem um objetivo mais nobre e pretende estimular as pessoas a voltarem de taxi com segurança. Uma vez reconhecido pelo aparelho, o aplicativo imediatamente liga para uma central de táxi parceira.

Aplicativos

A campanha também conta com outros aplicativos que prometem tornar a saída entre amigos mais divertida. Por meio do hotsite www.dicasdequemsabe.es.gov.br é possível ver os vídeos de divulgação e os aplicativos do jogo da purinha, que escolhe o motorista da rodada, e o "Quem bebeu", que permite gravar a voz da pessoa e reproduzi-la, simulando a alteração da fala causada pela embriaguez. Estes aplicativos também possuem a função de chamar um táxi após a brincadeira.

Outros dois aplicativos brincam com os personagens da campanha trocando os rostos dos atores pelos dos seus amigos, bastando escolher uma foto.

Para divulgar e promover as brincadeiras, a partir desta sexta-feira (15) até o mês de setembro, abordadores da campanha mostrarão os aplicativos aos frequentadores dos bares da Grande Vitória por meio dos tablets da campanha.

Missão Resgate

Neste fim de semana começam as ações de conscientização da campanha em que se destacam as brincadeiras criativas com os frequentadores das baladas. Estas ações diferenciadas e interativas ocorrerão duas vezes por mês até o final de agosto com diversos jogos.

Neste sábado (16) ocorre a "Missão Resgate", ação em que abordadores do Detran|ES escolherão pessoas dentro da balada, que deverão convencer seus amigos e familiares a buscá-los, levando-os para casa em segurança. A missão, aparentemente fácil, deverá revelar seus desafios quando for preciso enfrentar comportamentos de risco dos amigos e acordar parentes no meio da madrugada.

As pessoas que conseguirem completar a missão e forem "resgatadas" ganharão convites para uma próxima balada. Mesmo aqueles que não vencerem o desafio poderão voltar para casa em segurança, pois a campanha garante um crédito de até R$ 30 reais para o táxi. As ações de conscientização serão gravadas e compartilhadas no hotsite da campanha e nas mídias sociais.

Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382