O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) lançou nesta quarta-feira (31) a nova campanha: “Show de irregularidades do intervalo”. A campanha aborda diversas atitudes perigosas cometidas pelos motoristas e pedestres no trânsito.
As infrações divulgadas na nova campanha foram escolhidas após analise das violações à lei de trânsito mais cometidas no Estado. De acordo com o ranking das infrações mais cometidas em 2009, o excesso de velocidade aparece em primeiro lugar, com 51,2% do total. Em seguida, o estacionamento em local proibido, com 8,8%, e depois, o avanço do sinal vermelho, com 8,0%.
A campanha, que será veiculada em todo o Estado, faz uso do humor para conscientizar motoristas e pedestres sobre atitudes erradas e perigosas que são cometidas e podem causar graves acidentes de trânsito.
Aproveitando o clima de Copa do Mundo, os vídeos têm como cenário principal um suposto programa de TV, nos moldes do jornalismo esportivo, bem semelhante aos comentários e tira-teimas realizados durante os intervalos dos jogos de futebol. Entre as infrações abordadas na campanha estão: excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e dirigir falando ao celular, entre outros.
Campanha "Show de irregularidades do intervalo" é apresentada ao público presente.As atitudes dos motoristas e pedestres escolhidas para serem abordadas na nova campanha estão entre as infrações mais cometidas durante todo o ano de 2009. Diferente das campanhas anteriores, os novos vídeos não focam apenas uma irregularidade, mas várias infrações que são perigosas.
“Essa é a primeira vez que abordamos diversas infrações em uma única campanha. É importante que o motorista tenha consciência de que não adiantar dirigir sem beber, mas não usar o cinto de segurança ou dirigir falando ao celular. Essas atitudes também são muito perigosas e podem causar acidentes graves”, explica o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz.
A campanha “Show de irregularidades do intervalo” marca o início da parceria entre o Detran|ES e outros órgãos de trânsito, como as prefeituras de Vitória, Serra, Cariacica, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PMES), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
De acordo com Marcelo Ferraz, essa parceria vai continuar. “Lançamos a nossa primeira ação em conjunto com outros órgãos de trânsito do Estado. Vamos continuar trabalhando juntos em prol da redução no número de acidentes”, afirma.
Cartilhas
Além dos vídeos quer serão veiculados, o Detran|ES vai distribuir cartilhas educativas para a população, com dicas de como manter um trânsito mais humano e informações sobre as infrações mais cometidas pelos motoristas, motociclistas e pedestres, além de conter a pontuação de cada infração.
A distribuição das cartilhas será feita em conjunto com os órgãos de trânsito, parceiros da campanha, em ruas e avenidas movimentadas do Estado e durante as campanhas educativas e de fiscalização dos programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’, junto com os voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’.
Tabelas da copa
Com a proximidade da Copa do Mundo, o Detran|ES também vai distribuir tabelas de bolso com a relação dos times e horários dos jogos do mundial. Nas tabelas também vão constar dicas e informações para um trânsito mais seguro.
As tabelas serão distribuídas pelos voluntários do programa ‘Vida Urgente Espírito Santo’ nas noites capixabas, principalmente em bares que transmitem jogos de futebol e em shows e boates. Todo o material, com a marca “Show de irregularidades do intervalo”, será distribuído a partir do dia 10 de abril.
A diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti, explicou que o órgão pretende envolver toda a sociedade na campanha.Segundo a diretora técnica do Detran|ES, Rosane Giuberti, o órgão pretende levar a causa da campanha para as comunidades, como escolas e igrejas, motivando a interação de todos em prol da redução de acidentes.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES