Governo do Estado do Espírito Santo
27/01/2015 07h40 - Atualizado em 12/12/2017 10h37

Detran|ES oferece atendimento psicológico a vítimas de acidentes de trânsito

Este ano, 24 pessoas já procuraram o Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidentes no Trânsito e seus Familiares (Narptran), assistência psicológica oferecida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) a vítimas ou pessoas que perderam um familiar ou amigo em acidentes de trânsito.

No atendimento, feito por psicólogas do Detran|ES, os usuários têm espaço para relatar suas angústias. O formato do atendimento varia conforme a demanda apresentada por casa usuário e o acompanhamento pode durar até oito sessões, de cerca de 30 minutos a uma hora, de acordo com o resultado apresentado individualmente pelos pacientes.

"O luto pela perda de um familiar em um acidente é diferenciado porque é uma morte inesperada, de uma pessoa saudável. Antes de chegarem ao Núcleo, muitas pessoas já procuraram outros serviços médicos e, às vezes, buscam esse atendimento psicológico depois de anos de terem sofrido a perda do familiar. Esse trabalho faz com que elas comecem a ver essa perda de forma diferente e consigam se adaptar melhor", diz Licia Binda Zamprogno, psicóloga do Núcleo.

O Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial também realiza mensalmente terapias de grupo, onde os pacientes compartilham suas vivências e frustações e buscam amenizar as dores das famílias que perderam o ente querido, ou mesmo aqueles que ficaram com sequelas irreversíveis. Caso haja a necessidade, pode haver o encaminhamento para outros serviços, como atendimento jurídico, fisioterapêutico e médico.

O atendimento psicológico tem o objetivo de oferecer ajuda de especialistas para reduzir o sofrimento emocional de quem perde um familiar ou amigo e também as possíveis sequelas psicoemocionais causadas por um acidente envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “O objetivo é que essas pessoas consigam enfrentar melhor o luto ou que se adaptem às mudanças que uma sequela traz na vida delas”, conta Jéssica Dias Castilho, que também é psicóloga do Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial.

O Núcleo atende de segunda a sexta-feira das 9h às 17h no Espaço Circular, na Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, bairro Barro Vermelho, em Vitória. O serviço é gratuito.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
(27)3137-2627
fabricia.ruy@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard