12/02/2010 14h50 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Detran|ES orienta motoristas para uma viagem segura durante o Carnaval

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas durante o Carnaval é preciso tomar alguns cuidados essenciais e evitar surpresas desagradáveis durante a viagem. Para tanto, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) elaborou uma série de dicas importantes para os motoristas capixabas.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, além das dicas o motorista deve sempre praticar a direção defensiva e respeitar as leis de trânsito, uma vez que as condições necessárias para uma viagem segura também dependem do respeito e boa vontade de cada um de nós.

“O motorista deve dirigir para si e para os outros, prevenindo-se do mau comportamento dos demais condutores. A responsabilidade pelos atos ao volante é de cada pessoa, mas atinge diretamente toda a sociedade. A sua própria vida e as vidas dos que estão a sua volta estão em suas mãos”, ressaltou o diretor.

Confira algumas dicas:

- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.

- Antes de viajar o condutor deve fazer uma revisão no veículo em oficina de confiança. Alguns itens essenciais que devem ser vistos na revisão são: freios, pneus, óleo do motor, água do radiador e alinhamento e balanceamento das rodas.

- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, pisca, farol e de marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.

- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitar tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

- Respeite o limite de velocidade e a sinalização. Toda a sinalização viária passa por estudos técnicos que determinam a velocidade máxima. Estes estudos levam em consideração diversos fatores, como, por exemplo, a densidade populacional em torno das vias.

- Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.
- Se chover diminua a velocidade, ligue o limpador de pára-brisa, o desembaçador e mantenha a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente. Não ligue o pisca-alerta, pois a luz intermitente atrapalha a visibilidade dos outros veículos.

Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382