Governo do Estado do Espírito Santo
03/09/2013 07h07 - Atualizado em 12/12/2017 10h28

Detran|ES orienta quanto à habilitação internacional

Os motoristas que desejam ou necessitam dirigir em outro país devem possuir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento unificado facilita a estada em outros países, evitando complicações com os órgãos de trânsito locais. O documento só pode ser solicitado por motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação e é emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito.

O processo para a retirada da carteira de motorista internacional é rápido e simples. No Espírito Santo, o motorista interessado em retirar a habilitação internacional deve comparecer à Coordenação de Atendimento ao Usuário de Habilitação com os documentos necessários: CNH, cópia do documento e comprovante de residência.

O condutor deverá retirar o DUA para pagamento da taxa, no valor de R$ 202,47, e retornar à Coordenação de Atendimento ao Usuário de Habilitação três dias após o pagamento.

O gerente operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho, destaca que para solicitar o documento internacional, a CNH do condutor deve estar válida e possuir registro. “Só é possível providenciar o documento internacional com CNHs do Espírito Santo. Os motoristas com CNH emitida em outro estado do Brasil, antes de solicitar a PID, devem providenciar, no Detran|ES, a transferência do cadastro, a emissão de nova CNH e, em seguida, o motorista pode solicitar a PID”, esclareceu.

O condutor que solicita o documento internacional também deve atentar-se às informações de sua CNH, visto que não pode haver diferença entre as informações apresentadas nos documentos. Caso necessite alterar algum dado que conste na carteira, tal como acerto de número de CPF ou categoria, por exemplo, o motorista deverá antes entrar em contato com o Detran|ES e realizar o serviço para então solicitar a PID.

O documento internacional perde a validade na mesma data que a CNH do motorista, portanto, aqueles cuja habilitação está próxima da data de vencimento ou já vencida devem solicitar a renovação de sua CNH antes de requerer o documento internacional. Os condutores que possuem a permissão internacional devem atentar-se ao fato de que, em território nacional, o documento não substitui a carteira de motorista.

O documento internacional deve ser solicitado na Central de Atendimento RENACH, localizado na Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, Santa Lúcia, em Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
(27)3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard