29/06/2013 12h27 - Atualizado em 12/12/2017 10h26

Detran|ES participa da 30ª Ação Integrada pela Cidadania com atividades para crianças e candidatos ao CNH Social

Distribuição de blocos de mini multas, jogos da cidadania e orientações sobre as inscrições no Programa CNH Social foram algumas das ações que a equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou durante a 30ª Ação Integrada pela Cidadania, evento em comemoração aos aniversário de dois anos do Programa Estado Presente. A programação foi realizada neste sábado (29), das 09h às 15h, no bairro Novo Horizonte, na Serra.

Educação de Trânsito

As crianças, que compareceram ao evento do Estado Presente, foram recebidas pelos integrantes da Turminha do Espaço Circular do Detran|ES. No local, os pequenos registraram fotos com os personagens e receberam materiais educativos sobre o trânsito. A gerente de Educação de Trânsito do órgão, Maria Helenice Nicchio, falou sobre a importância das ações. “A criança colabora na conscientização dos adultos, alertando-os quando cometem uma conduta errada na direção do veículo. Por isso, é importante desenvolver atividades voltadas a elas”, explicou.

A diversão não se restringiu apenas ao evento. Foram distribuídos, pela equipe do Detran|ES, mais de 5 mil kits educativos contendo blocos de mini multas e os jogos da cidadania para que os pequenos possam brincar em casa e pôr em prática as regras de trânsito.

Márcia de Jesus Borges, mãe de uma das crianças que participaram da programação comentou sobre o material voltado ao público infantil. “Acho essencial a elaboração de brinquedos que divirtam e ensinem as crianças ao mesmo tempo. O tema trânsito é oportuno, até porque elas serão futuros motoristas e devem aprender desde cedo como se comportar nas ruas”, disse.

CNH Social

Clique aqui para ampliar!

Os interessados em participar do Programa CNH Social também puderam tirar suas dúvidas e realizar a inscrição durante o evento. Sebastião Meirelles, morador de Vila Velha, foi o primeiro a ser atendido no estande do Detran|ES.

“Essa é uma oportunidade muito boa do Governo para pessoas que não tem condição de pagar por uma carteira de motorista. Eu vim cedo porque queria garantir que iria fazer a minha inscrição e não perder essa chance. Fui o primeiro da fila do CNH Social, agora é só aguardar a seleção”, contou.

Também houve muita procura por informações sobre o Programa. O estudante Rafael Viana, morador de Goiabeiras, já havia feito a inscrição e quis conferir as datas de seleção.

“Eu vim participar dessa ação que oferece diversos serviços à comunidade, mas principalmente, porque queria ter mais informações sobre o CNH Social, como será a seleção dos inscritos e a partir de que dia iremos ser chamados. Estou ansioso, espero ser chamado e poder tirar a minha carteira”, disse Rafael.

Durante o evento, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, divulgou a abertura de mais quatro mil vagas dentro do programa CNH Social. No total serão dez mil vagas, sendo seis mil para a Região Metropolitana e quatro mil para os demais municípios.

Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060