Neste domingo (21) o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) participa da Caminhada em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, que acontece na Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, em Vitória, no período de 08 às 10 horas. A caminhada começa no Píer de Iemanjá e vai até o estacionamento em frente ao Hotel Aruan.
Os voluntários do programa Vida Urgente Espírito Santo estarão no local e o Detran|ES contará com uma tenda de distribuição de água, material educativo e que abrigará a mostra "As Estatísticas têm Rosto", que apresenta fotos e os sonhos de jovens que foram vitimados em acidentes de trânsito.
Nova Lei Seca
Também será distribuído aos participantes da caminhada um adesivo de apoio à "Nova Lei Seca" e o texto proposto pelo Detran|ES que altera o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo principal da alteração é que não seja mais necessário depender apenas do bafômetro para a constatação de crime de trânsito.
A redação do texto proposto pelo órgão teve a contribuição da sociedade capixaba por meio de consulta pública e foi aprovada por todos os Detrans do País em reunião realizada no último dia 10, em Brasília. O texto será encaminhado, como Projeto de Lei, para o Congresso Nacional, em fevereiro de 2011, quando se iniciam os trabalhos legislativos.
De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, o evento é uma boa oportunidade para que a população tome mais conhecimento sobre a nova Lei Seca proposta pelo órgão. "Lá estarão pessoas que lutam para diminuir os acidentes de trânsito e também pelo fim da impunidade aos motoristas que ingerem bebida alcoólica e causam acidentes, muitas vezes fatais. Vamos aproveitar o evento para apresentar a quem não conhece a nossa proposta de mudança da Lei Seca" afirma o diretor geral.
Além de entregar cópias do texto proposto pelo Detran|ES para que a população conheça, o órgão pretende incentivar a participação de todos na Consulta Pública para ouvir a opinião das pessoas em relação à proposta de alteração da Lei Seca.
Para deixar sua contribuição e acompanhar a discussão sobre o tema
clique aqui.
Dia Mundial
O evento deste domingo (21) integra as atividades da Organização das Nações Unidas (ONU), que em Assembleia Geral em 2005, através da resolução n° 60/2005, estabeleceu o terceiro domingo de novembro de cada ano como Dia Mundial para Homenagear as Vítimas de Acidentes de Trânsito. No Brasil, diversos Estados têm participado com atividades de reflexão nessa data.
A violência no trânsito mata todos os anos quase 1.300 milhão de pessoas. Fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos. Baseado nesses números, o período 2010-2020 foi declarado pela ONU como a Década Mundial da Segurança Viária.
A caminhada é uma parceria entre o Detran|ES, o Fórum Capixaba de Segurança Pública e representantes da Polícia Rodoviária Federal, Conselho Regional de Psicologia - 16º Região, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Secretaria Municipal de Segurança Urbana de Vitória, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Serra, Espírito Santo Unido Contra o Crime (ESUCC), Conselho Regional de Serviço Social- 17ª Região, Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa e NEVI/Ufes.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.brVinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.brwww.twitter.com/detranES