Governo do Estado do Espírito Santo
05/05/2014 06h07 - Atualizado em 12/12/2017 10h34

Detran|ES participa de Caminhada por Justiça e Paz no Trânsito em Marechal Floriano

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participou, nessa quinta-feira (01), da 6ª Caminhada por Justiça e Paz no Trânsito, no município de Marechal Floriano. A caminhada é uma iniciativa de Bernadete Entringer; uma mãe que perdeu o filho vítima de acidente de trânsito no município, e a ação já se tornou tradicional na luta por um trânsito mais seguro.

A passeata, que teve início na Estação Ferroviária de Marechal Floriano, passou pelas principais ruas da cidade e também pela BR 262, no Km 45. Participaram da caminhada o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, o prefeito de Marechal Floriano, Antônio Lidiney Gobbi, o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato, dentre outras autoridades.

“A caminhada faz parte da luta por justiça e também para conscientizar os cidadãos dos riscos que a mistura de álcool e direção podem trazer. Só sabe a dor quem passa”, externou Bernadete Maria Tschaen Entringer, mãe de Maycon Willian Entringer que foi vítima fatal em um acidente na BR-262 envolvendo a moto que ele conduzia e um carro de passeio.

Durante seu discurso, o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes, apontou a preocupação do Governo do Espírito Santo com a população capixaba. “O Governo tem investido em educação no trânsito, buscando conscientizar o motorista da responsabilidade que possui ao conduzir o veículo, preocupado em garantir segurança em nossas vias. E para as pessoas que passam pelo momento delicado da perda de um ente querido o Detran|ES conta com o Narptran que é um ambiente que permite acolher aqueles que infelizmente foram vitimados pelo trânsito, oferecendo tratamento psicológico especializado e o apoio possível em outras áreas, como jurídicas ou fisioterapêuticas”.

Durante a caminhada os agentes educativos do Detran|ES fizeram abordagens a motoristas e pedestres conscientizando que "bebida e direção" é uma combinação perigosa e que os jovens são as maiores vítimas.

Narptran

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece, por meio do Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares – Narptran, atendimento especializado às vítimas de acidentes de trânsito e respectivos familiares.

O processo de acolhida realizada pelo Narptran é o de terapia focal breve, que consiste na realização de atendimentos individuais por um curto período, que varia entre oito e 15 sessões, buscando compreender a situação em qual a pessoa se encontra e a principal metodologia para contribuir no processo de superação.

Além do atendimento aos familiares de vítimas, o Narptran também recebe as vítimas de acidente de trânsito, trabalhando, principalmente, de acordo com a psicóloga, no processo do stress pós-traumático. Em 2013 foram atendidos pelo Narptran 33 pessoas.

Serviço
Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares – Narptran
Espaço Circular – Centro Social de Educação para o Trânsito do Detran|ES
Endereço: Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho
Telefone: 3227-4589

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27) 3137-1652 / 99943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard