22/03/2013 11h48 - Atualizado em 12/12/2017 10h25

Detran|ES participa em Brasília de debate sobre trânsito

O diretor Técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Tarcílio Deorce, participou em Brasília, no dia 19, na Câmara dos Deputados, de um debate sobre Segurança Pública e Trânsito, a convite do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O encontro ocorreu das 10h às 18h.

Estiveram presentes na sessão os representantes dos Detrans de todos os Estados, que discutiram as ações que deverão ser desenvolvidas, relacionadas à educação e fiscalização, para a redução dos índices de acidentes de trânsito no Brasil.

Atualmente os números chegam a 40 mil por ano. Além disso, são gastos anualmente R$ 33 bilhões com o tratamento das vítimas, sendo que R$ 187 milhões são referentes aos tratamentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O diretor Técnico, Tarcílio Deorce, aproveitou o debate para destacar que o Governo do Espírito Santo tem no seu programa "Juntos pela Vida" o projeto de educação no trânsito "Juntos na Escola". Em 2012 foram investidos, através do Detran|ES, cerca de R$ 3 milhões na compra e distribuição de 160 mil livros a alunos do 1º ao 5º ano das escolas estaduais e municipais das cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Guarapari, Linhares, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Também foram feitos investimentos para a capacitação dos professores, a fim de auxiliá-los na aplicação do conteúdo dos livros de maneira transversal nas disciplinas ofertadas pelas instituições de ensino. Deorce falou também sobre a meta do projeto para esse ano e 2014. "Para o ano de 2013 está prevista a entrega de 294 mil livros aos alunos do 1º ao 7º ano dos mesmos municípios. E em 2014 serão beneficiados os estudantes do 1º ao 9º ano".

Além dos diretores e representantes dos Detrans, estiveram presentes na sessão o ministro da Justiça Eduardo Cardoso, deputados, representantes de entidades sindicais, dos governos estaduais e sociedade civil.

Ana Luiza Freitas
(27)3137-2627 / (27)9943-7060