A partir desta sexta-feira (09), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) inicia as atividades de educação e fiscalização de trânsito deste feriado prolongado. Serão realizadas abordagens na Grande Vitória, em shows na cidade de Guarapari além de blitze em seis municípios do interior.
‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’
O programa ‘Madrugada Viva’ do Detran|ES, em parceria com a Polícia Militar (PMES), abordará os condutores na Grande Vitória e também nos municípios de Guarapari, Domingos Martins, Marechal Floriano, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Baixo Guandu e São Mateus. Já o programa ‘Praia Viva’ irá fiscalizar o balneário da Barra do Jucu, em Vila Velha, na segunda-feira (12).
Em Guarapari, desta sexta (09) até segunda-feira (12), será realizado o 4º Congresso Nacional dos Estudantes da Área da Saúde (Coneas) que contará com festas e micareta. Desta sexta (09) até domingo (11), ocorre em Venda Nova do Imigrante a tradicional Festa da Polenta e, em Colatina, acontece neste sábado (10) e domingo (11) a Festa da Amizade. Já São Mateus comemora durante o feriado a Festa do Padroeiro São Mateus.
De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, nos feriados os condutores costumam assumir atitudes imprudentes no trânsito. “As pessoas viajam no feriado e acabam relaxando na direção. Aliviar o estresse é importante, mas no trânsito a atenção é fundamental”, ressaltou.
Lemos disse, ainda, que os pais devem dar o bom exemplo aos filhos e jamais ingerir bebidas alcoólicas quando forem dirigir. “A melhor educação é aquela que vem da família. Nós fazemos campanhas e alertamos, mas se um pai ingere álcool e depois dirige, os filhos acham que também têm direito, e isso vale tanto para crianças quanto para jovens que já dirigem”, observou.
Durante as abordagens, os motoristas que apresentarem sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas serão submetidos ao teste de bafômetro. Se a embriaguez for comprovada, estes condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a CNH recolhida e o veículo retido até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para levar o veículo.
Quem estiver com teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o equivalente a duas latas de cerveja, será encaminhado também à delegacia mais próxima.
Ações educativas
Os voluntários do ‘Vida Urgente Espírito Santo’ estarão na festa temática ‘Brasil em Paz’ do Coneas, em Guarapari, neste sábado (10) para conscientizar os congressistas sobre os perigos da mistura de álcool e direção veicular.
A ação conhecida como ‘Vida Urgente No Rock’ utiliza o bom humor característico dos voluntários para falar sobre o respeito à vida, promover o uso da carona solidária entre aqueles que não ingeriram bebidas alcoólicas e ressaltar a máxima “Se beber, não dirija”.
No domingo (11) ocorre na Praia Grande, em Fundão, a ação “Salva Vida Urgente”, na qual os voluntários vestem-se com trajes de banho típicos da década de 30 e fazem esquetes de teatro mudo para alertar os banhistas sobre os cuidados no trânsito. Com muita animação, os voluntários do programa irão abordar os presentes para conscientizá-los sobre os perigos da direção veicular sob o efeito do álcool.
Informações à Imprensa:
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo
Vinícius Yungtay