O programa ‘Madrugada Viva’ continua neste fim de semana em vários municípios do Estado. As ações serão realizadas em Linhares, Sooretama, Ibatiba, Irupi, Baixo Guandu e Venda Nova do Imigrante, além de municípios da Grande Vitória.
O ‘Madrugada Viva’ é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e visa a coibir condutores que insistem em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.
As equipes do programa realizam ações em todo o Estado, principalmente em fins de semana e dias de eventos. Neste sábado (27), será realizado um show da dupla Maria Cecília e Rodolfo, em Venda Nova do Imigrante, e as equipes do programa estarão nas regiões próximas ao evento.
O objetivo é evitar que pessoas que forem o show ingiram bebidas alcoólicas e depois assumam a direção do veículo. Os condutores que forem abordados pelo ‘Madrugada Viva’ receberão orientações acerca dos riscos da direção veicular sob os efeitos do álcool, e aqueles que apresentarem sinais de embriaguez serão submetidos ao teste do bafômetro.
Se a embriaguez for comprovada, estes condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo retido até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para conduzi-lo.
Quem estiver com teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o equivalente a duas latas de cerveja, será encaminhado também ao Departamento de Polícia Judiciária mais próxima (DPJ).
Vida Urgente no rock
Além das ações de fiscalização, as equipes do ‘Vida Urgente Espírito Santo’ estarão neste sábado (27) na micareta “Trivela”, que conta com um show da banda Asa de Águia, no Parque de Exposições de Carapina, em Serra.
Os voluntários orientam sobre a importância de não dirigir depois de beber. Os jovens voluntários do programa vão fazer abordagens com o objetivo de informar e orientar sobre a importância de não dirigir depois de beber. De forma alegre e descontraída, os voluntários mostram que é possível se divertir, mas sem deixar a segurança de lado.
Para isso, os voluntários vão sugerir que aqueles que estão bebendo utilizem um transporte seguro, como táxis, coletivos e até vans particulares. Eleger o amigo da vez que vai ficar sem beber também pode ser uma boa opção para garantir a segurança de todos.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES