24/08/2009 14h00 - Atualizado em 12/12/2017 11h06

Detran|ES realiza diversas ações educativas nesta semana na Grande Vitória

O ‘Vida Urgente Espírito Santo’ apresenta, a partir desta terça-feira (25), peças teatrais para crianças e adolescentes. As apresentações serão oferecidas para escolas públicas e privadas da Grande Vitória.
Serão realizadas apresentações das peças: ‘Contadores de Histórias’ e ‘Últimos dias de super-herói’ para crianças no espaço do ‘Vida Urgente’ no bairro Barro Vermelho, em Vitória. Os voluntários receberão os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Eliane Rodrigues dos Santos, da Ilha das Caieiras em Vitória, e Maria Guilhermina Castro, de Campo Verde, município de Serra.Também será apresentada a peça ‘Exército de Sonhos’ para os funcionários da empresa Corpus, no Teatro Municipal de Vila Velha. Confira a programação completa abaixo.
Os voluntários da ação ‘Vida Urgente no Rock’ estarão nos bares de Jardim Camburi nesta quarta-feira (26). O objetivo da ação é conscientizar os condutores do perigo da mistura álcool e direção. Os jovens presentes são abordados, em clima de alegria e descontração, e serão realizados testes demonstrativos do bafômetro. Aqueles que ingerirem bebidas alcoólicas recebem um adesivo em formato de borboleta vermelha, indicando que querem uma carona para voltar para casa. As pessoas que não apresentarem álcool no organismo recebem o adesivo com uma borboleta verde, com o indicativo de “Carona segura”.
Já os voluntários da ação ‘Salva Vida ‘Urgente’ estarão na Praia da Costa, em Vila Velha, no domingo (30). Com muita animação, eles irão abordar os banhistas para conscientizá-los sobre os perigos da mistura entre álcool e direção. Os jovens voluntários utilizaram maiôs coloridos da década de 30, peças gráficas, várias brincadeiras e performances teatrais, para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.
“As ações do ‘Vida Urgente’ têm como objetivo conscientizar os jovens a adotarem uma postura segura e serem responsáveis no volante. Grande parte dos jovens pensa que acidentes de trânsito só acontecem com os outros, nossas campanhas alertam para a realidade”, afirma a gerente de Educação no Trânsito do Detran|ES, Rosane Giuberti.

Sinopse das peças:
- “Jogo da Vida”, é indicada para crianças de sete a dez anos de idade, e interage com a garotada promovendo uma gincana educativa, que esclarece as regras de trânsito com muita animação.
- “Contadores de Histórias” é direcionada para crianças em idade pré-escolar - de dois a seis anos – e fala de borboletas, flores e lagartas com o objetivo de ensinar sobre os cuidados no trânsito na condição de pedestres, passageiros, ciclistas.
- “Exército dos Sonhos” conta a história de quatro jovens amigos que vivem situações cotidianas, seus sonhos e sua irreverência diante da vida e dos perigos que eles possam enfrentar. A apresentação é direcionada para jovens e adultos, a partir de 14 anos.
- “Últimos Dias de Super-Herói”, com tema multimídia que utiliza recursos tecnológicos. O espetáculo conta com uma banda que se apresenta ao vivo e um telão exibindo vídeos no decorrer da peça, é direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental.

Terça-feira (25)
9 horas - Vida Urgente no Palco – Contadores de Histórias – Centro Municipal de Ensino Infantil Jacynta Ferreira Simões – Goiabeiras - Vitória (Apresentação na Escola)
09h30 – Vida Urgente no Palco – Últimos Dias de Super-Herói – Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane Rodrigues dos Santos – Espaço Vida Urgente - Vitória
10 horas – Vida Urgente no Palco – Contadores de Histórias – Colégio Municipal de Ensino Infantil Jacynta Ferreira Simões – Goiabeiras - Vitória (Apresentação na Escola)