20/11/2009 14h22 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Detran|ES realiza ‘Madrugada Viva’ nesta sexta-feira (20) e sábado (21)

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realiza, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), ações do programa ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e no interior do Estado nos municípios de Alegre, São Mateus, Ibatiba e Iúna.

Durante as operações, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se constatada a embriaguez, têm a carteira de habilitação recolhida e recebem uma multa no valor de R$ 957,70.

Aqueles que apresentarem concentração de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões serão encaminhados ao Departamento de Policia Judiciária mais próximo (DPJ), e terão que pagar uma fiança estipulada pelo delegado de plantão. Mesmo após o pagamento, os infratores ainda respondem criminalmente, e a pena varia de seis meses a três anos de prisão.

O álcool está entre os principais causadores de acidentes de trânsito por provocar alterações na coordenação motora e na capacidade de raciocínio do ser humano. Bebidas alcoólicas têm ação depressora sobre o cérebro e causam sonolência e desatenção, efeitos que podem levar a tragédias no trânsito.

Vivian Camargo
Vinícius Yungtay