Governo do Estado do Espírito Santo
18/09/2012 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h25

Detran|ES realiza pit stop de segurança nos postos de GNV durante Semana Nacional de Trânsito

Para sensibilizar os proprietários de veículos convertidos ao uso do Gás para a importância da inspeção de segurança veicular, o Detran|ES irá realizar a Ação Educativa de Inspeção de Gás em postos de abastecimento de Gás Natural Veicular - GNV, durante a Semana Nacional de Trânsito, que começa nesta terça-feira (18).


O checklist de segurança acontecerá em parceria com a Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis), nessa quarta-feira (19), das 10 horas às 14 horas, em postos de gasolina que possuem bombas de gás e em praças públicas. Manter o veículo inspecionado periodicamente é importante para reduzir os riscos de corrosão do cilindro, vazamento, incêndios e explosão. A resolução nº208/2008 do Contran, torna obrigatória a realização de inspeção, por entidades credenciadas pelo Inmetro, a cada 12 meses. 
 



O Gás Natural é mais seguro que os demais combustíveis devido à sua composição e, consequentemente, por ser mais leve que o ar e possuir estreita faixa de inflamabilidade. Hoje, no Espírito Santo, existem cerca de 33.500 veículos adaptados ao uso do gás e 33 postos de abastecimento.
 
Para adaptar o veículo ao Gás Nacional Veicular (GNV) é necessário solicitar uma autorização do Detran|ES para realizar uma alteração na característica do veículo. O solicitante deve ter uma cópia autenticada ou original da nota fiscal dos equipamentos do kit, ou se for usado, apresentar o recibo de compra, com firma reconhecida em cartório, identificando o número do kit e de onde ele foi retirado.
 
Depois da alteração é preciso levar o veículo a uma Instituição Técnica Licenciada (ITL) organismo credenciado pelo Denatran e pelo Inmentro para realizar serviço de inspeção de segurança no veículo modificado. Após a avaliação, a ITL emitirá um Certificado de Segurança Veicular, atestando que o veículo está dentro das normas vigentes. O proprietário deve retornar ao Detran|ES com o certificado para a atualização do cadastro e em seguida ser emitidos um novo  documento do veículo -  Certificado de Registro  de Licenciamento do Veículo (CRLV).


--------------------------------------------------------------------------------
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Detran|ES Karyna Amorim / Vinícius Yungtay Tels: (27) 3137-2627 / 9944-1358 Karyna.amorim@detran.es.gov.br vinicius.yungtay@detran.es.gov.br Texto: Maria Luiza Damiani
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard