Governo do Estado do Espírito Santo
08/06/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h18

Detran|ES realiza visita técnica a outros Detrans para conhecer utilização da biometria digital

 
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) está se preparando para implantar o sistema de biometria digital de candidatos a condutores no Estado. Para isso, técnicos envolvidos diretamente neste procedimento estiveram recentemente nos Detrans de Curitibá, no Paraná e de Maceió, em Alagoas, realizando visitas técnicas.

O projeto de biometria prevê o controle das aulas teóricas de legislação de trânsito nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), evitando possíveis fraudes no processo de habilitação. Com o controle eletrônico da digital o Detran|ES terá condições de obter 100% de eficácia na fiscalização da presença dos alunos e nos casos de falsidade ideológica.

O objetivo das visitas técnicas realizadas é conhecer o funcionamento da biometria digital, que será em breve implantada no Estado.
Participaram das visitas o diretor de habilitação e veículos, Josias Matos, o gerente operacional, Maurício Cabaleiro, a subgerente de condutores, Giovana Moreira, o subgerente de suporte e atendimento de tecnologia da informação, Armando Oliveira e o subgerente de homologação do Instituto de Tecnologia, Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Samir Mansur.

A primeira visita foi realizada no dia 25 de maio no Detran de Curitiba, no sul do país. Já a segunda visita foi no dia primeiro de junho, em Maceió. Durante as visitas foi possível verificar como funciona o sistema biométrico nos dois Detrans.

Segundo o gerente operacional do Detran|ES, Maurício Cabaleiro, as visitas técnicas foram muito importantes para
conhecer o funcionamento da biometria digital. "Tivemos a oportunidade de observar de perto como tudo acontece, como são feitas as coletas das digitais e os programas utilizados", explica Maurício.

Na abertura do processo, os candidatos à primeira habilitação passam pela coleta eletrônica das dez digitais, da assinatura e da foto, que são armazenados na ficha do candidato. Para fazer exames médicos, aulas e provas é preciso que os candidatos passem antes pela verificação das digitais.

Após as duas visitas técnicas, o Detran|ES vai dar início aos estudos que irão implantar o processo de biometria digital no Estado.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard