Governo do Estado do Espírito Santo
07/05/2015 13h53 - Atualizado em 12/12/2017 10h39

Detran|ES retoma perícias médicas para condutores deficientes

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) voltou a realizar laudos para os condutores deficientes físicos. Desde que retomado o serviço, o novo médico especialista em perícia de trânsito já atendeu a cerca de 30%, das 150 perícias que estavam agendadas em todo o Estado.

Segundo a subgerente de condutores do Detran|ES, Lourdes Ferreira, o profissional está dando andamento à fila de espera dos laudos. “Estamos acompanhando as demandas e fazendo os atendimentos que estavam aguardando a chegada do médico perito”, disse.

Desde dezembro de 2013, o Detran|ES está com processo seletivo para contratação de seis profissionais para a realização de laudos para os condutores deficientes físicos, entretanto, como nenhum havia manifestado interesse nas vagas, as perícias não estavam sendo feitas. O atendimento só foi restabelecido com a contratação do médico.

Reforço no atendimento

E para reforçar o quadro, o Detran|ES abriu as inscrições para processo seletivo simplificado para contratação de médicos em regime de designação temporária e formação de cadastro de reserva. A remuneração é de R$ 6.435,00 para carga horária de 30 horas semanais. O Edital nº 28/2015 foi publicado no Diário Oficial do dia 30 de abril.

São cinco vagas mais cadastro de reserva, sendo duas para a Grande Vitória, e três destinadas a Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. Os médicos serão responsáveis por vistoriar e fiscalizar as clínicas de exames médicos e psicológicos credenciadas ao Detran|ES; realizar perícia aos beneficiários e aposentados do INSS, exames de trânsito especiais para deficientes, Junta de Recurso Médico e Junta Especial para deficientes físicos; supervisionar e orientar os credenciados dos atendimentos médicos; emitir pareceres e análises técnicas.

Para se inscrever, os profissionais devem preencher os seguintes requisitos: ter diploma de conclusão de curso de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM); experiência clínica de, no mínimo, dois anos a partir de sua formação acadêmica; título de especialista em Medicina do Tráfego normatizada pela AMB e do CFM, ou ter concluído com aprovação o curso de capacitação para Médico Perito Examinador, responsável pelo exame de aptidão física e mental para condutores de veículos automotores; atestado de quitação da anuidade fornecido pelo Conselho de Classe.

O candidato deverá apresentar cópia autenticada ou cópia simples, acompanhada com a original, desses documentos, na sede do Detran|ES, no Auditório Mário Siqueira, 1º andar, na Av. Nossa Senhora da Penha, nº 2.270, Bairro Santa Luiza, Vitória, até o dia 15 de maio, no período de 9h às 17h, com agendamento prévio pelo telefone (27) 3137-2638 ou 3137-2681.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Christiano Mattos
3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br
Fabricia Borges
3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br
Juliana Ribeiro
3137-2627 – juliana.ribeiro@detran.es.gov.br
Texto: Fabricia Borges
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard