22/09/2009 07h20 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Detran/ES traz sociólogo e fundadora da Central Única das Favelas do RJ para falar sobre mobilização social e prevenção de acidentes nesta quinta (24)

Detran/ES traz sociólogo e fundadora da Central Única das Favelas do Rio para falar sobre mobilização social e prevenção de acidentes nesta quinta (24)

Ativista social e uma das fundadoras da Central Única das Favelas (CUFA), Giselle Gomes, mais conhecida como Nega Gizza, se apresenta nesta quinta-feira (24), às 14 horas, no Centro de Convenções de Vitória. Logo após a palestra o sociólogo Eduardo Biavatti levará o público presente a uma reflexão sobre as lesões incapacitantes ocasionadas por acidentes de trânsito.
Dona de uma voz firme e um discurso afiado, Nega Gizza, nasceu no subúrbio do Rio de Janeiro. Conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais, a cantora hoje representa em todo País as vozes femininas do rapper,
Durante sua palestra, a artista irá apresentar o trabalho de mobilização social realizado pela Cufa-RJ, uma organização reconhecida nacionalmente nas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. A Central foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Além de Nega Gizza, a organização tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, e já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento Hip Hop. Em 2004, a Unesco o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década.
Premiação e reconhecimento
Nega Gizza venceu o Hutúz – o mais importante prêmio de rap da América Latina – na categoria “Melhor Demo Feminino”. Além disso, esteve em Cuba, com Kátia Lund, registrando imagens e depoimentos para a produção do documentário Fab, Hood e Pablo, que fala sobre rappers do Brasil, Estados Unidos e Cuba, ainda não finalizado. Em 2003, recebeu o Prêmio Orilaxé (Grupo Cultural Afroreggae) como “Melhor Cantora”.
Atualmente, Gizza também é uma das produtoras do Prêmio e do Festival Hutúz, que é o maior Festival de Hip Hop da América Latina; presidente do Núcleo MariaMaria criado pela Cufa-RJ com projetos direcionados somente para mulheres, e presidente da Liga Brasileira de Basquete de Rua (Libbra), com competições e campeonatos em todo o território nacional.

Prevenção de acidentes

Nos últimos anos a frota de veículos do Estado tem crescido, em média, 12% ao ano. O número de novos condutores habilitados cresce a uma média anual de 7%, mesma porcentagem de crescimento do número de acidentes com vítimas. Todo este aumento gera novos desafios que precisam ser enfrentados pelo poder público e por toda a sociedade capixaba.
Pensando nesta realidade o Detran|ES convidou o mestre em sociologia Eduardo Biavatti, que atuou como coordenador do Centro de Pesquisas em Prevenção e Educação da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, em Brasília. O trabalho da Rede Sarah tornou-se uma referência nacional, marcada pela inovadora ação pública de uma instituição de saúde na prevenção da violência no trânsito.
As palestras do sociólogo têm como foco principal sensibilizar o público para uma reflexão sobre as lesões incapacitantes ocasionadas por acidente: perda de movimentos, danos que podem atingir os sistemas urinário, digestivo, circulatório e respiratório.

Ações

Serão realizadas também outras ações durante o evento “Educação no Trânsito e Mobilização Social”, como: palestras com a presidente da fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, a exposição: “As estatísticas têm rosto” e a exposição de veículos sinistrados na Praça de Campo Grande, em Cariacica.

Confira a programação desta quinta-feira (24):
Horário de 14 às 18 horas
Local : Centro de Convenções de Vitória
- Palestra com Nega Gizza (co fundadora da Cufa): Mobilização Social
- Palestra do sociólogo Eduardo Biavatti ( Rota de Colisão)
- Palestra Diza Gonzaga (presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga) : “Estatuto do Homem” com atores do programa Vida Urgente –ES
- Exposição de fotos : “ As Estatísticas têm Rosto “

Local : Praça de Campo Grande, Cariacica das 07 às 17horas
- Mostra de equipamento e veículos sinistrados, exibidos pelo BPRv.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo