Governo do Estado do Espírito Santo
24/09/2013 06h36 - Atualizado em 12/12/2017 10h29

Educação de trânsito com diversão em Colatina

Integrando as ações da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está com diversas programações em escolas de ensino fundamental e médio de todo o Estado. O objetivo é integrar a criançada com ações lúdicas, ensinando o modo correto de agir no trânsito.

Na tarde dessa segunda-feira (23), os alunos da escola de ensino fundamental Maria da Luz Gotti, em Colatina, receberam a turma do Detran|ES e participaram com muita empolgação da “Transitolândia”, um jogo interativo no qual as crianças são as peças que avançam conforme os dados e as respostas corretas sobre os cuidados no trânsito.

A diretora da escola, Minervina Aparecida Nogueira Langa, destaca que a parceria com o Detran|ES é muito importante, por se tratar de uma ação que visa formar cidadãos conscientes.

“Ficamos felizes em receber a equipe do Detran|ES para a promoção dessas atividades. Foram ações práticas, informativas e educativas que, com certeza, promoveram a interação e a conscientização dos nossos alunos sobre os seus direitos e deveres como cidadãos”.

A pequena Maria Liz, de 05 anos, já sabe o que pode e o que não pode fazer: o exemplo vem de casa. “Quando meu pai bebe, a mamãe é quem dirige”.

Clique aqui para ampliar!

Os alunos da escola de ensino fundamental Ferrúcio Forrechi também receberam a equipe do Departamento. Todos os alunos da escola assistiram ao teatro de fantoches e ouviram histórias com a temática do trânsito, além de interagirem com a transitolândia.

Para a supervisora da escola Ferrúcio Forrechi, Claudia Cristina Negrelli, os jogos contribuem não só com a formação da criança, como influencia no comportamento dos pais.

“Por meio das atividades lúdicas que o Detran|ES trouxe é possível passar aos alunos a informação de maneira lúdica, com uma abordagem mais interessante a elas. As crianças quando aprendem algo se tornam multiplicadores. Eles vão cobrar dos pais o uso do capacete, do cinto de segurança, o respeito à sinalização, e, com isso, todos ganham, pois teremos pessoas mais preocupadas com a segurança no trânsito.”

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard