Governo do Estado do Espírito Santo
12/12/2005 12h30 - Atualizado em 12/12/2017 10h48

Encontro de Instrutores de Trânsito reúne 600 pessoas em Vitória

Aproximadamente 600 pessoas participaram neste domingo (11) do encerramento do 1º Encontro de Instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFC’s), realizado no Centro de Convenções de Vitória.

O encontro reuniu instrutores cadastrados nos CFC’s da Grande Vitória. Os instrutores do norte capixaba participaram do encontro em Colatina, no dia 26 de novembro, e os do sul estiveram reunidos em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 03 de dezembro. Mais de mil instrutores participaram dos encontros.

O evento trouxe a Vitória o sociólogo e especialista em trânsito Victor Pavarino, que apresentou temáticas sobre o trânsito e a formação dos instrutores. De acordo com Pavarino, “o trânsito precisa ser visto como uma questão social, e isso é um desafio de todos”.

Pavarino ressaltou ainda que é preciso contemplar as necessidades da maioria das pessoas, e não apenas dos motoristas. “É possível mudar o comportamento sem mudar a atitude”, finalizou.

Evaldo Martinelli, diretor geral do Detran, destacou a importância da capacitação dos profissionais da área de trânsito. "Atualmente, existem aproximadamente 5 mil pessoas trabalham com o trânsito, e este número pode dobrar dentro de 5 anos", informou.

De acordo com Magda Lamborghini, gerente de educação de trânsito do órgão, os instrutores vêem com bons olhos eventos como este. “É uma questão de atualização e educação. Os instrutores podem contribuir e isso se reflete na redução das fatalidades no trânsito”, afirmou.

Após as palestras, os instrutores realizam exames de avaliação de desempenho, com 40 questões sobre conhecimentos de trânsito. A prova não tem caráter reprovatório, mas os instrutores que não atingirem bons índices participam de uma reciclagem oferecida pelo Detran.

Informações à Imprensa:
Karyna Amorim
Tels.: (27) 3137-2693
karynaamorin@detran.es.gov.br
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard