Aproximadamente 600 pessoas participaram neste domingo (11) do encerramento do 1º Encontro de Instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFC’s), realizado no Centro de Convenções de Vitória.
O encontro reuniu instrutores cadastrados nos CFC’s da Grande Vitória. Os instrutores do norte capixaba participaram do encontro em Colatina, no dia 26 de novembro, e os do sul estiveram reunidos em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 03 de dezembro. Mais de mil instrutores participaram dos encontros.
O evento trouxe a Vitória o sociólogo e especialista em trânsito Victor Pavarino, que apresentou temáticas sobre o trânsito e a formação dos instrutores. De acordo com Pavarino, “o trânsito precisa ser visto como uma questão social, e isso é um desafio de todos”.
Pavarino ressaltou ainda que é preciso contemplar as necessidades da maioria das pessoas, e não apenas dos motoristas. “É possível mudar o comportamento sem mudar a atitude”, finalizou.
Evaldo Martinelli, diretor geral do Detran, destacou a importância da capacitação dos profissionais da área de trânsito. "Atualmente, existem aproximadamente 5 mil pessoas trabalham com o trânsito, e este número pode dobrar dentro de 5 anos", informou.
De acordo com Magda Lamborghini, gerente de educação de trânsito do órgão, os instrutores vêem com bons olhos eventos como este. “É uma questão de atualização e educação. Os instrutores podem contribuir e isso se reflete na redução das fatalidades no trânsito”, afirmou.
Após as palestras, os instrutores realizam exames de avaliação de desempenho, com 40 questões sobre conhecimentos de trânsito. A prova não tem caráter reprovatório, mas os instrutores que não atingirem bons índices participam de uma reciclagem oferecida pelo Detran.
Informações à Imprensa:
Karyna Amorim
Tels.: (27) 3137-2693
karynaamorin@detran.es.gov.br
Texto: Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br