O Encontro Estadual de Médicos Peritos em Trânsito será realizado neste sábado (17), das 9 às 18 horas no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O evento é uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Ambramet).
O principal objetivo do encontro é orientar os peritos sobre as novas determinações da resolução 267/08. Esta regulamentação está de acordo com evidências científicas e cria parâmetros para a tarefa do perito na identificação das causas dos acidentes atribuíveis às condições de saúde dos condutores, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, privação e distúrbios do sono, deficiências auditivas e epilepsia.
A norma anterior estava próxima de completar 10 anos e a atual contempla os avanços da medicina, além de tornar mais exigentes e adequadas a avaliação de condutores e candidatos à condução dos veículos.
Um exemplo são os condutores das categorias C, D e E, que por se submeterem a jornadas mais longas, podem passar por avaliações específicas para identificar propensão às patologias do sono, desde que diagnosticada uma tendência ou indício em exame preliminar.
Os palestrantes do evento serão o presidente da Abramet, Flávio Emir Adura, e o diretor administrativo da Associação, Alberto Francisco Sabbag. Ambos são especialistas em medicina do tráfego.
Serviço
Encontro Estadual de Médicos Peritos em Trânsito
Data: 17 de maio (sábado)
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Findes
Programação:
8h às 8h30: Apresentação da nova resolução
- Exigências para o credenciamento de Médicos
- Anamnese, interrogatório complementar, exame físico geral.
8h30 às 9h30: Avaliação oftamológica
9h30 às 10h: Avaliação otorrinolaringológica
10h às 10h30: Intervalo para o café
10h30 às 11h: Avaliação cardiorespiratória
11h às 11h30: Avaliação neurológica
11h30 às 12h: Juntas médicas especiais e juntas de recursos
12h às 12h30: Intervalo
13h30 às 14h30: Avaliação dos distúrbios do sono
14h30 às 16h: Avaliação do aparelho locomotor
- Candidato com mobilidade reduzida
16h às 16h30: Intervalo para o café
16h30 às 18h: Debate geral sobre os temas apresentados
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran
Caê Guimarães