O sociólogo Eduardo Biavati expõe sua experiência na reabilitação de acidentados no trânsito na próxima terça-feira (26), na palestra “Corpo, Cidadania e Liberdade Responsável”. A palestra acontece durante o I Fórum Capixaba de Segurança no Trânsito, organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Centro de Convenções de Vitória, das 8h às 18h.
Biavati conduziu por mais de 10 anos o Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede Sarah de hospitais, com referência internacional em ortopedia e reabilitação, onde transformou as histórias dos pacientes, vítimas do trânsito, em ponto de partida para um novo olhar sobre a fragilidade do corpo.
O palestrante vai demonstrar ainda que certas escolhas de ação no trânsito, como o uso do cinto de segurança, o consumo de bebidas alcoólicas e a velocidade podem resultar em uma alteração irreversível do tempo da vida.
“Mostro que todos são livres para fazer aquilo que bem entendem. A pessoa pode beber e dirigir e ainda assim não se envolver em um acidente de trânsito. A questão é tomar consciência da responsabilidade pelas outras pessoas que estão com ela no carro, as que estão em outros carros, as que estão caminhando nas ruas, e assim por diante. A decisão é individual mas a responsabilidade é social”, afirma Eduardo Biavati.
O método de abordagem de Eduardo Biavati já envolveu mais de 320 mil estudantes em Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Luís, Aracaju, Fortaleza e Santo André.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Karyna Amorim
Tels.: (27) 3137-2693 / 3137-2627 / 9944-1358
karynaamorim@detran.es.gov.br
Texto: Stephenson Groberio