Governo do Estado do Espírito Santo
23/03/2006 10h48 - Atualizado em 12/12/2017 10h54

Eventos nacionais e congresso de trânsito no Estado

O Estado sedia reuniões inéditas do Sistema Nacional de Estatística de Trânsito (Sinet) e do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Outro evento em destaque é o II Congresso Jurídico de Trânsito, que debate ‘Crimes de Trânsito’ e suas repercussões na sociedade.

A 1ª Reunião Geral Nacional do Sinet em 2006 acontece nesta segunda-feira (27) no Hotel Bristol Ocean Flat, na Avenida Antônio Gil Veloso, 1950, Praia da Costa, em Vila Velha, das 8 às 18 horas.

A reunião é organizada pela Coordenadoria de Informatização e Estatística (CGIE) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Serão discutidos durante o evento a Minuta de Resolução do novo sistema Sinet, a padronização e as estatísticas regulares nacionais. A CGIE apresenta ainda a 1ª fase do Projeto Sinet.

O Detran-ES apresenta ainda os últimos anuários estatísticos elaborados pelo órgão e que reúnem relevantes informações sobre acidentes de trânsito, frota de veículos e infrações, entre outras informações.

A 4º Reunião de Coordenadores e Analistas do Renainf acontece na terça-feira (28) e quarta-feira (29), também no Hotel Bristol Ocean Flat, de 8h30 às 18 horas.

O Renainf, iniciado em janeiro de 2004, é um sistema que permite aos Detrans integrados aplicar multas a partir de placas de veículos cadastradas em qualquer uma das 27 unidades da Federação e também enviar para o prontuário do condutor responsável pela infração a pontuação de penalidade equivalente à multa aplicada.

Participam da reunião representantes dos 17 estados integrados ao Renainf, além de outros Detrans ainda não integrados ao sistema - incluindo o Espírito Santo. Durante o evento serão apresentadas novas portarias do sistema, com a discussão de aspectos operacionais e padronização de operações.

II Congresso Jurídico de Trânsito


o congresso acontece nos dias 30 e 31 de março


Ainda na próxima semana o Detran-ES promove o II Congresso Jurídico de Trânsito, com o tema ‘Crimes de Trânsito – Repercussões na Sociedade’. O evento acontece no Centro de Convenções de Vitória.

O Congresso será aberto na quinta-feira (30), às 20 horas. Logo após, às 20h40, acontece a palestra ‘Origem e Evolução do Código de Trânsito Brasileiro’, com o Cyro Vidal Soares da Silva, especialista em legislação de trânsito.

O evento prossegue na sexta-feira (31) às 8 horas com palestras dando ênfase aos crimes de trânsito e suas repercussões na sociedade. Participam palestrantes nacionais como Arnaldo Rizzardo, Marcos Arantes Pantaleão, Fernando Manoel Bardi e Eduardo Biavati Pereira, além do capixaba Fabiano Contarato.

O congresso tem como objetivo oferecer maiores elementos técnicos a todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos e compreender as peculiaridades do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, pretende tornar mais segura a tarefa de conscientizar os motoristas infratores a se adequarem a uma rigorosa educação de trânsito.

As 500 vagas para o evento foram preenchidas e o órgão disponibiliza uma lista de espera. Os interessados podem receber maiores informações pelos telefones (27) 3345-0921 e (27) 3223-9100.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard