Governo do Estado do Espírito Santo
18/11/2013 14h30 - Atualizado em 12/12/2017 10h32

Exposição “Vidas, histórias e memórias” sensibiliza e conscientiza cidadãos

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) deu início, nesse domingo (17), à exposição “Vidas, histórias e memórias”, realizada no Shopping Boulevard Vila Velha. A iniciativa, que é uma homenagem do órgão às vítimas de trânsito e seus familiares, sensibiliza os visitantes do local ao revelar depoimentos e fotos de pessoas que tiveram suas vidas alteradas ou interrompidas por acidentes nas vias.

A exposição foi elaborada em prol do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito, que acontece todo terceiro domingo do mês de novembro, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ocasião é uma forma de todos os países mostrarem o reconhecimento e respeito às vítimas e promoverem mensagens de conscientização.

“Esse trabalho é um tributo a todas as pessoas que perderam um ente querido por conta da imprudência de terceiros no trânsito. Por meio dele desejamos também alertar os cidadãos sobre os cuidados e responsabilidades na hora de dirigir. O trânsito não é só responsabilidade do Detran, dos guardas municipais, dos batalhões, das polícias rodoviárias, mas de cada um que faz parte dele”, ressaltou o diretor-geral do Detran|ES, Carlos Lopes.

Dentre os visitantes da exposição estavam dona Adélia Maria Barroca Amorim e o Sr. Marcos José Amorim, pais de Rodrigo Barroca Amorim, vítima de um acidente de trânsito em 2011. O depoimento do casal e a foto do filho também fizeram parte da exposição.

“Levanto a bandeira por essa causa e trabalho do Detran|ES. O meu filho não bebia, não fumava, ele agia corretamente. Foi a imprudência de um outro motorista que tirou a vida dele. Todos devem pensar que isso pode acontecer consigo ou com alguém que tanto ama. A vida humana não tem preço e depois que você a tira de alguém, não tem retorno”, afirmou Adélia Amorim.

Além de terem acesso às memórias das vítimas do trânsito, os visitantes puderam escrever mensagens e fixá-las em um mural, compartilhando assim suas experiências e sentimentos. O espaço contou, ainda, com a divulgação do Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares (Narp-Tran), onde é realizado um trabalho de apoio àqueles que possuem traumas e sequelas decorrentes de acidentes.

Também foi exposta no local uma motocicleta sinistrada, a fim de chamar a atenção do público para o número de acidentes nas estradas, e apresentadas esquetes em que as histórias narradas eram interrompidas, fazendo alusão aos planos e sonhos das vítimas do trânsito.

A exposição “Vidas, histórias e memórias” pode ser conferida no 1º piso do Shopping Boulevard Vila Velha até o dia 24 de novembro. O estacionamento do local é gratuito.

Conheça:
Núcleo de Atendimento e Reintegração Psicossocial às Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares – Narptran
Espaço Circular – Centro Social de Educação para o Trânsito do Detran|ES
Endereço: Rua Doutor João Carlos de Souza, 245, Barro Vermelho
Telefone: 3227-4589

Serviço:
Exposição “Vidas, histórias e memórias”
Local: Shopping Boulevard Vila Velha
Data: 17 a 24 de novembro
Horário: 10 às 22 horas

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard