O Departamento Estadual de Trânsito(Detran-ES) e o Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv) realizam neste fim de semana novas blitze na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Durante a operação, que acontece nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica serão submetidos ao teste de bafômetro. Se algum motorista se recusar a fazer o teste, o agente de trânsito preencherá um questionário com itens relativos à aparência do condutor, e se apresenta sonolência, odor de álcool ou outros sintomas da embriaguez.
A íntegra do questionário faz parte da Resolução 206 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre os requisitos necessários para constatar o consumo de álcool e que estabelece os procedimentos adotados pelas autoridades e agentes de trânsito.
Depois de constatada a concentração de álcool acima do limite permitido, o motorista tem a carteira de habilitação apreendida e recebe uma multa no valor de R$ 957,70. Além disso, pode ter o direito de dirigir suspenso de quatro a doze meses. A suspensão pode chegar a dois anos em caso de reincidência.
De acordo com Rosane Giuberti, gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, “o objetivo da fiscalização é prevenir acidentes por consumo de álcool, principalmente entre os jovens”.
Rosane destacou ainda a importância da continuidade das ações nos fins de semana - principalmente nos feriados prolongados - onde aumentam os riscos de acidentes devido ao grande fluxo de veículos na via. “O espírito festivo dessas datas influencia as pessoas a exceder no consumo de bebidas alcoólicas. Por isso quem estiver com o nível alcoólico acima do tolerado pela legislação de trânsito será autuado pelos policiais“, destacou.
Na última fiscalização, no período de 23 e 24 de março, 122 veículos foram abordados nas proximidades do evento Trivela, promovido em Carapina, na Serra.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br