16/02/2009 12h00 - Atualizado em 12/12/2017 11h05

Governo amplia projeto ‘Carnaval com Vida’ e oferece linhas especiais de Norte a Sul do Estado durante o Carnaval 2009

Neste verão, o Governo do Estado tem promovido diversas ações de educação e fiscalização para preservar a vida dos motoristas capixabas, são elas: Praia Viva, Madrugada Viva e Vida Urgente ES. Prevendo um aumento no fluxo das rodovias estaduais e federais durante o Carnaval 2009, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), ampliou o projeto ‘Carnaval com Vida’.

No ano passado, a campanha ‘Carnaval com Vida’ atendeu aos foliões com destino à região Sul do Estado. Este ano, quem deseja curtir o Carnaval nos balneários da região norte também poderá desfrutar dos serviços.

"A ampliação deste serviço para o Carnaval é mais um compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança e a comodidade para o cidadão. Todos sabem que não podem dirigir sob influência do álcool. Agora, com um transporte exclusivo para os locais mais freqüentados no Carnaval, o cidadão tem a segurança de ir e vir, com toda a comodidade do transporte público", ressaltou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Marcelo Ferraz, durante a apresentação do projeto, na manhã desta segunda-feira (16).

Opções

Por meio do projeto, serão colocados à disposição horários extras e tarifas reduzidas durante todo o Carnaval 2009 nas regiões dos balneários Sul e Norte do Espírito Santo. Serão abertos horários de ônibus e microônibus em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Iriri, Marataízes, Serra, Ubu e Vitória. As linhas vão operar com horários e tarifas especiais durante o período de 20 a 24 de fevereiro.

O objetivo é incentivar os usuários a aderirem ao transporte coletivo e, com isso, reduzir o número de veículos nas rodovias e, consequentemente, o índice de acidentes de trânsito.

Segundo a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, a intenção da campanha é fazer com que os motoristas que bebem – principalmente os jovens – deixem os carros em casa e voltem da balada sem colocar a vida em risco. “Os veículos estarão identificados com os adesivos da campanha e vão circular durante o dia e nas madrugadas de sexta-feira de carnaval até a quarta-feira, com intervalos a cada 30 minutos”, explicou. O ‘Carnaval com Vida’ é uma parceria entre o Detran/ES, o DER-ES, além das empresas Viação Águia Branca, Planeta e Sudeste.

O diretor geral do DER-ES, Eduardo Antônio Mannato, explica que este é o segundo ano da campanha, que é supervisionada pelas equipes de fiscalização de transporte rodoviário intermunicipal do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES). “É uma iniciativa que permite que as pessoas curtam a folia com tranquilidade, segurança e em plena obediência às leis de trânsito. Esses horários extras, em parceria com o Detran-ES, vêm de encontro com as ações de Governo na busca pela preservação de vidas. Tem um caráter preventivo, buscando minorar a estatística de acidentes nas rodovias”, salienta Mannato.

Além de visar à redução do número de acidentes, a campanha objetiva inibir as ações dos transportadores clandestinos de passageiros.

Nesse período, o DER-ES intensifica a Operação Verão para a fiscalização sobre veículos de transporte rodoviário intermunicipal e de fretamento e turismo.

Dessa forma, quem utiliza o transporte intermunicipal rodoviário tem mais segurança em seus deslocamentos.

Em 2008, foram criados 135 horários extras para as madrugadas de Carnaval. Considerando que circula a média de três ocupantes por veículo de passeio, o total de passageiros transportados pode ser traduzido na retirada de aproximadamente seis mil veículos das rodovias estaduais por noite.

A fiscalização de verão é anual. A edição em vigor teve início em dezembro, com previsão de término em março. Entre as infrações cometidas, 60% se referem a veículos sem autorização no DER-ES para o transporte de passageiros.

Confira os horários e tarifas dos ônibus:

Norte

Sul

Além disso, os voluntários do programa “Vida Urgente ES” irão entregar folderes nos balneários, pedágios, boates e shows com os itinerários e tarifas das linhas especiais. O objetivo é conscientizar motoristas, principalmente, para não misturar álcool e direção, oferecendo, ainda, uma alternativa de transporte seguro. Com o projeto ‘Salva Vida Urgente’ entre os dias 20 e 24, os jovens voluntários vestidos de banhistas da década de 30 irão realizar mais ações nas praias do Espírito Santo, conversando com os capixabas na praias de Jacaraípe, Itaparica e Ponta da Fruta, sobre a importância de algumas práticas segura no trânsito.

Confira algumas dicas dos voluntários para você curtir o carnaval com segurança:

Se for dirigir, não beba.

Respeite o limite de velocidade.

Se beber, vá de carona, ônibus ou chame um táxi.

Com sono, não dirija.

Use o cinto, inclusive no banco de trás.

Revise seu automóvel antes de viajar.

Se estiver de moto, redobre a atenção, use o capacete e equipamentos de proteção. Lembre-se que na moto você é o pára-choque.

Transporte crianças apenas no banco de trás; sempre com o cinto ou na cadeirinha.

Vivian Camargo

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES