Governo do Estado do Espírito Santo
22/09/2011 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Governo do ES encerra Semana Nacional de Trânsito neste domingo (25) com caminhada pela paz no trânsito


O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), realiza neste domingo (25), às 10 horas, a ?Caminhada pela paz no trânsito?, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito no Estado. A concentração será no Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, em Vitória.

O seminário de Comunicação e Trânsito promovido pelo Detran|ES nesta quinta-feira (22), encerrou o ciclo de palestras e mesas redondas, promovidas pelo órgão durante a Semana Nacional de Trânsito.

O evento teve início com a palestra do publicitário e diretor de criação da agência de publicidade Ogilvy & Mather, Eduardo Marques, responsável pelas bem sucedidas campanhas de educação de trânsito "Manobrista bêbado", e "A Conta do Bar de R$ 73 mil". As duas ações foram realizadas para uma rede de bares e interagiam diretamente com o público alvo, os clientes da rede.

Comportamento do brasileiro

De acordo com o publicitário, no Brasil as pessoas são alegres e passionais, reagindo com aversão a cenas fortes e chocantes de acidentes de trânsito. Para ele, as estratégias de comunicação em campanhas educativas no País devem estudar a psicologia comportamental do brasileiro.

"As mensagens positivas são mais bem aceitas, mas não adianta dizer aquilo que todo mundo já sabe, sem criar reflexão. É importante mostrar ao público a solução para o problema, o que deve ser feito", disse.

Segundo Eduardo, um dos aspectos do comportamento do brasileiro é a ideia de que o acidentes de trânsito não irão acontecer com ele. Por isso, em campanhas contra embriaguez ao volante as melhores estratégias são aquelas que mostram os prejuízos materiais e financeiros.

O publicitário ressaltou ainda a importância da frequência das campanhas para o reforço da mensagem, e a integração de diversas mídias para ampliar a divulgação das campanhas.

Campanhas Nacionais


A especialista em Educação para o Trânsito do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Rita Cunha, explicou o funcionamento da legislação de trânsito no que diz respeito à elaboração de campanhas educativas, e destacou o esforço do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em promover vídeos e campanhas que promovam a reflexão dos motoristas.

Durante sua palestra, a especialista mostrou estudos comportamentais dos consumidores brasileiros, e como eles ajudaram o Denatran a buscar novas soluções para as campanhas. Rita Cunha apresentou os vídeos do Denatran que estão sendo veiculados durante a Semana Nacional de Trânsito, que buscam o respeito por parte dos condutores à sinalização de trânsito.

Campanhas

Na campanha "Manobrista bêbado", um ator travestido de manobrista se apresentava para estacionar o carro com a fala arrastada e comportamento alterado. Ao se deparar com a situação inusitada, nenhum dos clientes permitiu que o suposto manobrista levasse o carro. Após a recusa, ele entregava o ticket do estacionamento, com a frase "Nunca deixe um motorista alcoolizado dirigir seu carro. Mesmo que este motorista seja você", revelando o propósito da encenação: levar as pessoas a refletir sobre seu próprio comportamento no trânsito. Como resultado da ação, os motoristas abordados não dirigiram sob efeito de álcool após saírem do bar, voltando no dia seguinte para buscar o veículo.

Já em "A Conta do Bar de R$ 73 mil" os clientes recebiam um valor exorbitante ao pedir a conta. A ideia foi apresentar o impacto financeiro que a pessoa poderia sofrer após consumir bebida alcoólica e dirigir. A conta exibia uma média dos gastos médicos resultantes de um acidente de trânsito, como o custo de uma internação hospitalar e até uma possível amputação. Os gastos totais de cada cliente variavam, podendo chegar a até R$ 73 mil. Ao final, eles recebiam a conta verdadeira com os dizeres "Ir dirigindo hoje à noite para casa pode ser muito caro. Não beba e dirija". No dia da ação os clientes voltaram de táxi, mostrando o resultado positivo da campanha.

As duas campanhas foram divulgadas pela Internet e renderam publicidade espontânea para a rede de bares em diversos sites e blogs.

Confira os dois vídeos da agência Ogilvy & Mather:

"Manobrista bêbado"

"A Conta do Bar de R$ 73 mil"

Confira os vídeos da campanha do Denatran para Semana Nacional de Trânsito

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES

Assessoria de Comunicação e Marketing
Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop)
Valéria Morgado
Tel: 27 3636 9621 / 27 9941 5759
E-mail: valmorgado@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard