29/04/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h17

Grande Vitória e mais seis municípios do Estado recebem fiscalização do "Madrugada Viva" neste fim de semana

As ações de educação e fiscalização contra a embriaguez ao volante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) serão realizadas em vários municípios do Estado a partir desta sexta-feira (30). O programa "Madrugada Viva" irá abordar os motoristas da Grande Vitória e dos municípios de Bom Jesus do Norte, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Atílio Vivacqua, Iúna e Ibatiba.

O programa atua no Estado desde 2004, com ações de educação e fiscalização, e é uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Somente no ano passado o programa abordou mais de 47 mil condutores e recolheu 748 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, determina que o condutor que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 - infração gravíssima - além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem de álcool superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

Os voluntários do programa ?Vida Urgente ES? - destinado a trabalhar a conscientização de jovens sobre os perigos envolvendo direção e consumo de bebida alcoólica - atuarão nas operações do Madrugada Viva, distribuindo materiais educativos das campanhas do Detran|ES e alertando para os perigos da mistura álcool e direção.

Vida Urgente Espírito Santo

Além do "Madrugada Viva", os voluntários também estarão no projeto Serra Cidadã, da Prefeitura de Serra, com a "Blitz Vida Urgente", no Pavilhão de Carapina, neste sábado (01), a partir das 9 horas. O evento vai atender à população, prestar serviços gratuitamente e promover palestras. No mesmo horário, será realizada a "Blitz Vida Urgente" em Vila Velha, no bairro de Itaparica. Nas blitze os voluntários irão abordar as pessoas e orientar sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.

Já em Guarapari, também neste sábado (01), os voluntários do programa estarão na boate Multiplace Mais, durante uma Festa à Fantasia, a partir das 22 horas. Os jovens realizarão a ação "Vida Urgente no Rock".

Durante as abordagens, os voluntários farão o teste do bafômetro e brincarão com os frequentadores da festa em um clima de descontração e alegria. Os testes são apenas demonstrativos, e aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas receberão um adesivo em formato de borboleta vermelha, indicando que querem uma carona para voltar para casa. As pessoas que não apresentarem álcool no organismo receberão o adesivo com uma borboleta verde, indicando "Carona segura".

Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382