O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Sindicato dos Motociclistas do Espírito Santo (Sindimotos-ES), prefeituras, Polícia Militar, Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), concessionárias e clínicas credenciadas, realiza na manhã desta quinta-feira (04) um pit stop educativo e de fiscalização da campanha “Motociclista: Coloque em prática as leis de trânsito”.
Durante a ação, que será realizada em Guarapari, os motociclistas serão abordados pela equipe do Detran-ES e receberão material educativo da campanha com dicas de segurança. Além disso, um mecânico estará no local para verificar alguns itens de segurança das motocicletas e profissionais da saúde farão uma avaliação médica dos motociclistas.
O município de Guarapari possui uma frota de 35.397 veículos, sendo 30% motocicletas. No ano passado, dos 794 veículos envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas, 40% foram motocicletas.
Segundo a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, as ações são realizadas por meio de estudos feitos pelo Detran-ES, para identificar quais municípios possuem a maior frota de motocicleta, qual o índice de acidentes envolvendo os motociclistas, os locais e horários.
“Em 2007, 97% dos acidentes de trânsito com vítimas ocorreram em área urbana, sendo 62 % durante o dia, por isso, precisamos agir nos horários de pico dos principais centros”, declarou a diretora.
Luciene Becacici disse ainda que “é importante promover a harmonia entre motoristas e motociclistas, lembrando que todos são usuários das vias públicas e cada um tem seu papel a cumprir”.
Com o tema ‘Coloque em prática as leis de trânsito’, as ações vão destacar a importância do respeito às leis de trânsito como forma de evitar acidentes e fiscalizar equipamentos obrigatórios para segurança do condutor.
Pit stop com três tendas:
- Tenda Educação: Abordagens aos condutores sobre comportamento seguro nas vias, dicas de pilotagem segura e atendimento aos motociclistas, com o apoio de profissionais da saúde.
- Tenda Mecânica: Avaliação e revisão das motocicletas, com algumas correções.
- Tenda Serviço: consulta ao sistema de veículos do Detran-ES, com orientação sobre a situação da motocicleta, procedimentos para regularização e também consulta ao sistema de habilitação. Os condutores também poderão tirar dúvidas como renovar sua CNH, mudar de categoria e outros.
Desde o início das ações, o Detran-Es, já orientou aproximadamente 100 mil motociclistas em todo o Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
Tels.: (27) 3137-2627
viviancamargo@detran.es.gov.br
Texto: Vivian Camargo e Thaís Barcelos