Governo do Estado do Espírito Santo
10/09/2013 11h23 - Atualizado em 12/12/2017 10h28

Itens de segurança do carro ajudam a prevenir acidentes

O cinto de segurança é um dos principais dispositivos nos automóveis capaz de salvar vidas e diminuir a severidade das lesões no trânsito. O seu uso é obrigatório para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito.

O gerente operacional do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Pedro Agostinho, lembra que o acessório deve ser usado por todos os ocupantes do veículo, tanto no banco da frente quanto no de trás, e a não utilização passa a ser de responsabilidade do motorista. A infração para quem trafega sem cinto de segurança é grave, e representa 05 pontos na carteira.

O gerente operacional lembra ainda que há outros itens igualmente importantes para a segurança no trânsito, como o pneu estepe, o extintor de incêndio e os de iluminação do automóvel.

“O proprietário do veículo deve conferir se todos os itens estão em boa condição de uso, pois além de colocar em risco a sua segurança, a dos ocupantes e terceiros, o motorista que trafega com veículo em condições irregulares pode ser atuado e, dependendo do caso, até ter o veículo apreendido”.

O motorista deve verificar o funcionamento das luzes de lanternas dianteiras, traseiras, de freio e ré, fazendo a substituição das que estiverem queimadas. Além de dificultar a sinalização, podendo provocar acidente, estar com uma ou mais lâmpadas queimadas é considerado infração média, com perda de 04 pontos na carteira.

Os pneus também são itens de muita importância no veículo, devendo estar em boas condições de uso: conduzir com pneus carecas, sem estepe, ou sem condições de uso são consideradas infrações graves, com perda de 05 pontos na carteira.

Outro item que deve estar em bom estado de funcionamento são as palhetas de limpador do para-brisa. Se o motorista não utilizar o limpador quando estiver chovendo, pode ser autuado e a infração é grave. Além disso, o condutor não pode esquecer de conferir a validade do extintor de incêndio, pois dirigir com o item vencido também é uma infração grave, com perda de 05 pontos na carteira.

Além de reduzir a segurança do veículo e do trânsito, a ausência de algum item obrigatório ou o seu não funcionamento pode render uma multa de R$ 127,60, além de 05 pontos na carteira de habilitação, já que é considerada infração grave.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Eduardo Brinco
(27)3137-1652 / 9943-7060
eduardo.brinco@detran.es.gov.br
Karla Danielle Secatto
(27)3137-2627 / 9979-1779
karla.secatto@detran.es.gov.br
Fátima Negrelli
(27)3137-1652
fatimanegrelli@detran.es.gov.br
Vitor Possatti
(27)3137-2627
vitor.possatti@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard