26/08/2005 15h07 - Atualizado em 12/12/2017 10h16

Liberação de semáforos intermitentes depende de estudo técnico

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as prefeituras da Grande Vitória realizaram na última sexta-feira (26) mais uma reunião para discutir a possibilidade de manter as luzes amarelas (alerta) dos semáforos piscando no período de 23 às 5 horas. A reunião aconteceu na sede do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPRv), em Vitória.

Durante a reunião foram apresentados dados fornecidos pela Polícia Militar sobre os pontos com maior número de seqüestros relâmpago. Além disso, foram destacados quais os critérios técnicos necessários para liberar o semáforo em alerta como: fluxo de pedestres e veículos, ser cruzamento, ter boa visibilidade e respeitar a hierarquia da via.

De acordo com a gerente de educação de trânsito do Detran, Magda Lamborghini, os dados apresentados são importantes mas não são conclusivos. ´”É necessário um estudo técnico mais detalhado para tomar a decisão definitiva”, conclui.

No final da reunião ficou decidido que uma análise mais detalhada será feita com o cruzamento de dados do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPRv) e da Polícia Militar (PM). A expectativa é que nos próximos sete dias seja calculado o real número de seqüestros relâmpago que ocorrem em semáforos.

O estudo para a liberação dos semáforos intermitentes é uma parceria entre Detran, Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPRv), Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Espírito Santo (Dertes), Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) e das prefeituras de Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Karyna Amorim