15/03/2010 11h26 - Atualizado em 12/12/2017 11h09

Madrugada Viva aborda 606 motoristas no fim de semana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou o programa ‘Madrugada Viva’ neste fim de semana. Foram feitas 606 abordagens e desse total, 72 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro.

As blitze foram realizadas em Guaçuí, Ibatiba, Iúna, São Mateus, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e na Grande Vitória. Na operação, 10 motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, além de receber multa no valor de R$ 957,70.

Um menor de idade foi flagrado dirigindo um veículo e foi encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciário (DPJ) mais próximo. Sete motoristas apresentaram o teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões e também foram encaminhados a um DPJ.

De acordo com a Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem superior a 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, pena de seis meses a três anos de prisão.

A ingestão de bebidas alcoólicas provoca no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382