03/07/2008 09h19 - Atualizado em 12/12/2017 11h03

Madrugada Viva aborda mais de 100 condutores durante ação especial nesta quarta (02)

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPRv), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), realizou na noite desta quarta-feira (02), em Vitória, uma fiscalização do Madrugada Viva voltada para o jogo final da Taça Libertadores da América. Durante a ação, 114 condutores foram abordados.
“Por causa do jogo, aumenta a concentração de pessoas em bares e restaurantes, e consequentemente aumenta a possibilidade de haver pessoas dirigindo sob efeito do álcool”, disse o comandante do BPRv, tenente-coronel Valdir Leopoldino da Silva Júnior. O Madrugada Viva geralmente ocorre nos fins de semana.
Dos 20 condutores submetidos ao teste do bafômetro, apenas dois tiveram a carteira de habilitação recolhida. Ambos, inclusive, se recusaram a fazer o teste e foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória.
De acordo com a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, o Governo vem trabalhando com ações educativas e punitivas, voltadas para prevenção e redução de acidentes de trânsito.
“No que diz respeito à prevenção, estamos colocando nossas equipes do Detran-ES para atuar nas ruas da Grande Vitória e interior do Estado. Já as ações repressivas ficam a cargo da Polícia Militar. O resultado que podemos observar é uma mudança gradativa de comportamento dos motoristas que já passaram a ir para festas de táxi ou carona segura”, observou Luciene.
O comandante do BPRv comemorou o resultado da operação, na qual menos de 2% dos abordados se encontrava em estado de embriaguez. “Este número é sinal de que o comportamento dos condutores está mudando. É importante lembrar que a recusa em fazer o teste acaba sendo uma afirmação de que o condutor está embriagado, e diante disso ele será conduzido e autuado em flagrante”, completou.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo