10/10/2008 14h22 - Atualizado em 12/12/2017 11h04

‘Madrugada Viva’ acompanha a Festa da Polenta nas montanhas do Estado

Neste fim de semana, o município de Venda Nova do Imigrante celebra a tradicional Festa da Polenta. Para garantir a segurança nas estradas da região durante a programação do evento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Polícia Militar realizam blitze do programa ‘Madrugada Viva’. As ações irão acontecer desta sexta-feira (10) até domingo (12), no encerramento da festa.

A ‘Madrugada Viva’ será realizado também em pontos estratégicos da Região Metropolitana da Grande Vitória e nos municípios de Aracruz, Castelo e São Mateus. De olho nos motoristas que insistem na mistura entre álcool e direção, durante as abordagens, os condutores que forem flagrados com sinais de embriaguez serão submetidos ao teste do bafômetro.

Aqueles que apresentarem qualquer concentração de álcool no organismo serão punidos com multa gravíssima no valor de R$ 957,70, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo. Se o teor alcoólico, acusado no teste do bafômetro for superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de sangue o motorista será encaminhado ao DPJ mais próximo.

“Não pretendemos dar trégua com o programa ‘Madrugada Viva”, avisa a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici. E acrescenta, “somente neste ano, mais de 1,4 mil motoristas tiveram a CNH recolhida por embriaguez ao volante. O que para nós significa que salvamos 1,4 mil vidas, por isso, não podemos parar”, ressaltou ela.

O programa inicia o último trimestre de 2008 com números que surpreendem. Ao todo, já foram 86.627 abordagens, uma média de 9.500 por mês, com aproximadamente 6.580 testes de bafômetro.

Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo / Vinícius Yungtay