Governo do Estado do Espírito Santo
11/05/2006 14h35 - Atualizado em 12/12/2017 10h54

Madrugada Viva aperta o cerco a motoristas embriagados

Humanizar o trânsito, agindo com rigor na fiscalização e punição dos motoristas que dirigem embriagados ou sob efeito de substância entorpecente. Este é um dos objetivos da Operação Madrugada Viva, que chega neste final de semana a Colatina, Norte do Estado.

As operações acontecem em dois pontos da cidade nas madrugadas de sábado (13) e domingo (14), com a participação de agentes do Detran e policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar. Os condutores com suspeita de embriaguez serão submetidos ao teste do bafômetro e caso estejam com o nível de álcool acima do permitido recebem multa de R$ 957,70, além de ter a habilitação apreendida e o direito de dirigir suspenso.

De acordo com Magda Lamborghini, gerente de Educação de Trânsito do Detran, é preciso conviver e desenvolver um comportamento seguro no trânsito. “A sociedade legitima este processo de segurança quando não combina álcool e direção”, afirmou.

Na Grande Vitória, destacando a importância da Operação, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pesquisa o comportamento dos condutores que bebem e dirigem. O trabalho acontece em parceria com a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas, da Escola Paulista de Medicina.

Lançada em agosto de 2004, a Operação apreendeu mais de 1,3 mil habilitações e abordou mais de 20 mil condutores. Neste período foram realizados 3.815 testes de bafômetro.


Cachoeiro e Venda Nova

O Detran também vai realizar, nesta sexta-feira (12) e sábado ( 13), novas ações do Madrugada Viva em Cachoeiro e Venda Nova do Imigrante. As ações educativas acontecem sempre das 20 horas à meia-noite.

Márcia Barreto, coordenadora de campanhas educativas do Detran, afirma que é muito importante o apoio das Ciretrans desses municípios para o sucesso nas abordagens. “A participação dos servidores das Ciretrans nas últimas ações foi fundamental para o desenvolvimento da campanha no município de Cachoeiro”.

As abordagens, nestes dois municípios, serão realizadas por agentes da Associação dos Amigos dos Deficientes Físicos ( AADEF), fiscais do Órgão e policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. O Madrugada Viva do interior já abordou cerca de 12.770 motoristas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard