23/10/2009 13h30 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Madrugada Viva atua na Grande Vitória e em cinco municípios do interior neste fim de semana

O programa ‘Madrugada Viva’ trabalha com a prevenção de acidentes, realizando blitze de educação de trânsito e fiscalização no Estado. Neste fim de semana, as ações ocorrem na Grande Vitória e também no interior do Estado, nos municípios de São Mateus, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Castelo e Aracruz.

Durante as abordagens, os motoristas que apresentarem sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas serão submetidos ao teste de bafômetro. Se a embriaguez for comprovada, estes condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo retido, até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para levá-lo.

Os motoristas que forem flagrados com uma quantidade de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, serão encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) mais próximo e terão que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

De acordo com o diretor geral do Detran|ES, Paulo Lemos, o trabalho educativo do programa complementa a fiscalização e alerta os condutores para os riscos da direção sob influência do álcool. “Nossos agentes orientam os motoristas, mostrando os efeitos do álcool no organismo. As conseqüências da ingestão da bebida são quase que imediatas e a capacidade de reflexo diminui muito”, frisou.

O programa ‘Madrugada Viva’ atua todos os fins de semana e as equipes de educação e fiscalização de trânsito do Estado são compostas por servidores do Detran|ES, policiais militares e civis, além de contar também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes das prefeituras municipais.

Vivian Camargo
Vinícius Yungtay