Governo do Estado do Espírito Santo
09/03/2007 13h30 - Atualizado em 12/12/2017 10h57

Madrugada Viva atua neste fim de semana

Com o objetivo de orientar condutores e passageiros para condutas corretas no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza em parceria com a Polícia Militar blitze noturnas em toda Região Metropolitana da Grande Vitória neste fim de semana.

Os condutores flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, se a embriaguez for constatada, recebem multa de R$ 957,70, além de ter a carteira de habilitação apreendida. O motorista ainda pode ter o direito de dirigir suspenso de quatro a 12 meses. Em caso de reincidência a suspensão pode chegar a dois anos.

Rosane Giuberti, gerente de Educação e Estatística de Trânsito do Detran, diz que o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro pode se multado pelo agente de trânsito. “Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no final do ano passado define as normas”, informou.

O que diz a Lei 11.275, no artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): ‘Caso o condutor se recuse a realizar testes, exames ou perícia já previstos poderão ser admitidas outras provas em direito. Com isso, a infração poderá ser caracterizada por meio dos sinais resultantes do consumo de álcool ou de qualquer substância entorpecente. Alguns sinais são: sonolência, odor de álcool no hálito, agressividade, exaltação, euforia, dispersão, dificuldade de equilíbrio, entre outros’.

O álcool está entre os principais causadores de acidentes, por provocar alterações na coordenação motora e na capacidade de raciocínio do ser humano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Stephenson Groberio
stephensongroberio@detran.es.gov.br
Vivian Camargo
viviancamargoi@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard