Governo do Estado do Espírito Santo
06/05/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h17

Madrugada Viva deste fim de semana atua na Festa do Cafona em Colatina e na Festa de emancipação de Venda Nova do Imigrante


As ações de educação e fiscalização contra a embriaguez ao volante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar (PMES), serão realizadas em vários municípios do Estado a partir desta sexta-feira (07). O programa "Madrugada Viva" irá abordar os motoristas da Grande Vitória e dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Alegre, Águia Branca, Baixo Guandu e Colatina.

Nesta sexta-feira (07) ocorre a 22º Festa Cultural e Turística de Venda Nova do Imigrante e o "Madrugada Viva" estará presente em um ponto estratégico, próximo ao evento, para conscientizar os motoristas. Já no Sábado (08) é a vez do município de Colatina receber o programa na tradicional Festa do Cafona. Devido à presença de turistas de todo o Estado, o Detran|ES vai intensificar as fiscalizações nestes dois municípios.

A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como Lei de Tolerância Zero, determina que o condutor que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação. De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 - infração gravíssima - além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem de álcool superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

"Vida Urgente Espírito Santo"

Além do "Madrugada Viva" também haverá ação educativa com os voluntários do "Vida Urgente Espírito Santo" em Colatina, na Festa do Cafona, a partir das 20 horas. A festa é conhecida por shows de músicas bregas e por pessoas vestidas de maneira extravagante. Com muito bom humor os voluntários darão dicas de segurança no trânsito e os perigos da mistura entre álcool e direção.

Durante as abordagens, os voluntários farão o teste do bafômetro e brincarão com os frequentadores da festa em um clima de descontração e alegria. Os testes são apenas demonstrativos e aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas receberão um adesivo em formato de borboleta vermelha, indicando que querem uma carona para voltar para casa. As pessoas que não apresentarem álcool no organismo receberão o adesivo com uma borboleta verde, indicando "Carona segura".

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard