24/12/2008 08h31 - Atualizado em 12/12/2017 11h04

Madrugada Viva e Praia Viva abordaram mais de 1.100 condutores no feriado de Ano Novo

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, de quinta-feira (01) até este domingo (04), ações do programa ‘Madrugada Viva’ na Grande Vitória e no município de São Mateus. Nos balneários de Barra do Jucu, em Vila Velha, e de Manguinhos, Serra, as ações foram comandadas pelo programa ‘Praia Viva’. Como resultado, 1.112 condutores foram abordados neste feriado de Ano Novo.

Durante as operações, 105 condutores apresentaram indícios de embriaguez e fizeram o teste do bafômetro. Destes, 11 estavam alcoolizados e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, além de serem multados em R$ 957,70.

Outros nove condutores apresentaram índice de álcool por litro de sangue acima de seis decigramas, e além de terem a CNH recolhida, foram encaminhados ao DPJ mais próximo do local da abordagem.

Além das operações educativas durante as blitze, a equipe do Detran/ES aborda os jovens nos bares, à noite, onde eles são informados sobre os perigos da mistura de álcool com direção e recebem materiais educativos com orientações.

Teste

Nas ações punitivas, os motoristas flagrados com sintomas de ingestão de bebida alcoólica são submetidos ao teste de bafômetro e, depois de constatada a concentração de álcool acima do limite estabelecido, têm a carteira de habilitação apreendida e são multados. O condutor flagrado pode ter o direito de dirigir suspenso pelo período de quatro a 12 meses e, em caso de reincidência, a suspensão pode chegar a dois anos.

De acordo com a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, as ações dos Programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’ colaboraram para a paz no trânsito neste fim de ano.

“Temos a certeza de que muitos condutores não dirigiram embriagados no Réveillon por conta das fiscalizações. Neste ano, esperamos que todos reflitam sobre o perigo real da alcoolemia ao volante, e que o respeito à vida seja prioridade para os nossos motoristas”, ressaltou a diretora.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo