O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou da última sexta-feira (09) até este domingo (11) os programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’ em sete municípios do Estado. Nos balneários, as abordagens ocorreram em Manguinhos (Serra), Barra do Jucu (Vila Velha) e Iriri (Anchieta).
No mesmo período, ocorreram as ações do Programa ‘Madrugada Viva’ em Vitória e nos municípios de Anchieta, Linhares, Colatina e São Mateus. No total, os dois programas abordaram 2.971 pessoas. Durante as ações, foram realizados 305 testes do bafômetro e 53 condutores foram flagrados alcoolizados. Destes, 23 motoristas foram encaminhados para Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs).
As ações deste fim de semana começaram logo após a entrevista coletiva realizada na noite de sexta (09) pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Miranda, e a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici. Na ocasião, foram apresentadas novidades nos programas ‘Madrugada Viva’ e ‘Praia Viva’.
Segundo Becacici, as fiscalizações serão intensificadas e os dias e horários das abordagens serão alternados. “Nós continuaremos a realizar as fiscalizações no fim de semana, entretanto, faremos ações também em uma segunda-feira, por exemplo”, explicou.
De acordo com Rodney Miranda, mais de 30 mil cartilhas com orientações variadas passarão a ser distribuídas para os motoristas. “Toda essa mobilização do Governo tem um objetivo único: salvar vidas. Além disso, durante as abordagens serão distribuídas cartilhas educativas com dicas de segurança em diferentes situações do dia-a-dia das pessoas, como nas praias, lagoas e na condução dos veículos”, adianta o secretário.
Nas operações, os condutores que estavam alcoolizados tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, e receberam multa de R$ 957,70. Aqueles que apresentaram índice de álcool por litro de sangue acima de seis decigramas, foram encaminhados a um DPJ.
De acordo com a diretora geral do Detran/ES, Luciene Becacici, os resultados da fiscalização deste fim de semana são tristes, entretanto, só reforçam a necessidade de intensificação das ações.
“Os números mostram que os nossos condutores ainda não perceberam o risco da embriaguez ao volante. Estamos intensificando a fiscalização, mas também reforçando as ações educativas. Precisamos atacar pelos dois lados, com fiscalização e educação”, explicou a diretora.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Detran/ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
(27)3137-2627